TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação Dos Principais Compostos Químicos Na Construção Civil Com Potencial Carcinogênico

Trabalho Escolar: Identificação Dos Principais Compostos Químicos Na Construção Civil Com Potencial Carcinogênico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

O câncer representa atualmente a segunda causa de morte no mundo. Constitui uma importante questão de saúde pública, principalmente porque a prevenção pode reduzir a ocorrência em até 30% dos casos (INCA, 2010) e alguns, estão diretamente relacionados à ocupação, como ao mesotelioma.

Um potencial carcinogênico ocupacional significa qualquer substância, combinação ou misturas de substâncias, que causa um aumento da incidência de neoplasias benignas ou maligna, ou uma substancial diminuição do período de latência entre a exposição e o aparecimento da doença em humanos (Lima, 2005). O câncer ocupacional é considerado uma forma de toxicidade retardada em seu curso clínico, ou seja, é uma doença causada pelo acúmulo de fatores causadores do câncer e pelo tempo. A exposição a agentes cancerígenos químicos, físicos ou biológicos no ambiente de trabalho agora, provavelmente repercutirão em longo prazo (Silva, 2005).

Acredita-se que estudos como estes poderão contribuir para reforçar a divulgação desse sério problema de saúde pública relacionado com a Saúde do Trabalhador.

Assim, esse trabalho busca identificar o potencial carcinogênico dos principais compostos químicos e encontrar métodos de prevenção do câncer ocupacional, especialmente nos trabalhadores da construção civil.

A construção civil é um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, empregando quantidade considerável de mão-de-obra nas regiões metropolitanas do país, e apresentando grandes desafios para a saúde pública, especificamente no campo da saúde do trabalhador (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001). O risco é aumentado pelo contato diário com agentes químicos provenientes do cimento e das tintas, mais a aspiração de poeira de madeira e de metais pesados (INCA, 2005). Sendo os principais compostos químicos agravantes para a saúde dos trabalhadores dos canteiros de obra: amianto, sílica, benzeno, metais pesados.

O amianto é o nome comercial de um conjunto de minerais constituídos basicamente de silicato de magnésio, uma fibra natural e inorgânica. Isto é, ela é encontrada em estado bruto na natureza e não contém elementos orgânicos. O uso mais comum é nas telhas de fibrocimento (telhas onduladas, chapas de revestimento, painéis divisórios, tubos e caixas d’água) (Duarte, 2010).

A sílica é, também, um dos principais agentes químicos relacionados ao câncer de pulmão por exposição no ambiente de trabalho (Carneiro et al, 2002). O dióxido de sílico representado pela fórmula química SiO2, é um mineral duro encontrado em abundância na crosta terrestre integradas em rochas e areia. É utilizada na fabricação de cerâmica, tijolos, porcelana e ainda presentes na construção civil nos cortes, acabamentos, escavações, movimentação de terra entre outras atividades que envolvem a liberação de poeira de sílica (INCA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com