TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igor Kaizer

Trabalho Escolar: Igor Kaizer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

1-A palavra “Administração” vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, planejando, organizando, dirigindo e controlando com eficiência e eficácia competências organizacionais para alcançar metas definidas. É um conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização.

O conceito de administração foi criado acerca de 3.000 a.C. onde surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais. Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.

2- Escola Clássica: Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização.

A escola tem este nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão raízes da escola clássica.

Integrantes:

Frederick Winslow TAYLOR- Movimento da administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry FORD- Linha de montagem; produtos , peças e trabalhadores padronizados, eficiência do processo produtivo.

Henri FAYOL- Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar.

Max WEBER- Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

Evolução da Escola Clássica (Escola Neoclássica): Estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema de produção.

À medida que a sociedade industrial evoluiu, a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrenta-la. Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: Pont e Sloan .

Pierre du Pont:

Implantou técnicas de administração (finanças e operações) na DuPont e na General Motors; Criou departamentos funcionais centralizados na Du Pont: produção, vendas, desenvolvimento e finanças; Criou o “Comitê de Gerentes” com a função de estabelecer objetivos de longo prazo em: lucro, direção e o que chamamos hoje de planejamento estratégico; Em 1903, criou o “Departamento de desenvolvimento da DuPont”, responsável por lidar com a concorrência, experimentos, estrutura global, novos negócios e parcerias, estratégias e distribuição, inovações, etc; Em 1921, promoveu a descentralização na DuPont”, criando dando autonomia as gerentes de divisões e 10 departamentos em cada gerência (hoje conhecido como Unidades Estratégicas de Negócios).

Alfred Sloan:

Em 1921, Sloan assumiu a GM e colocou em prática as ideias da DuPont; Princípios: responsabilidade ilimitada dos gerentes das unidades de negócios; e funções centralizadas para promover o desenvolvimento lógico e o controle de atividades da organização junto com o comitê de operações; Em 1921, criou a “Política de produtos”, que visava: aumentar a qualidade dos produtos, aumentar o valor e a utilidade dos veículos para os consumidores e reduzir o custo de produção e venda dos veículos; Em 1923, reformulou a estrutura da GM;

Criou os centros de lucro (base em números), relatórios de vendas, lucros & perdas, participação no mercado, estoques e orçamento de capital.

Aprimorou os seu dois princípios: centralizou a definição de políticas e descentralizou a aplicação; criaram os comitês de compras, técnico e de propaganda;

Enfoque ou Escola Comportamental: Diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social. Essa trilha é muito antiga na selva das teorias, tendo sido aberta pelos filósofos da Grécia, que fizeram as primeiras tentativas de entender as pessoas. O humanismo- a Colocação dos interesses das pessoas em primeiro lugar- também é um ponto de parada antigo e importante nessa trilha.

Áreas de conhecimento do enfoque comportamental: Características e diferenças individuais, motivação, liderança, ética e responsabilidade social, cultura organizacional.

Mayo- Mayo diz que o desempenho das pessoas dependem muito menos dos métodos de trabalho, segundo a visão da administração cientifica, do que dos fatores emocionais ou comportamentais. Destes, os mais poderosos são aqueles decorrentes da participação do trabalhador em grupos sociais. A fábrica deveria ser vista como sistema social, não apenas econômico ou industrial, para a melhor compreensão de seu funcionamento e de sua eficácia. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com