TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Acadêmico Igor Ansoff

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

OS BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES SEGUNDO AS ESTRATÉGIAS DE IGOR ANSOFF PARA AS ORGANIZAÇÕES

Ailder Luan Cordeiro¹

Aline PereiraSilva

Aricha Barbosa Campos

Debóra Kelly de Brito Almeida

José Diego Rodrigues

KeilaSampaio

Paulo Roberto Melo

Ligiane Corrêa de Sousa²

Introdução

        O presente estudo tem por objetivo apresentar a importância da gestão estratégica para as empresas bem com discorrer sobre a influência de Igor Ansoff nesse processo. Nos tempos atuais, em que grandes mudanças ocorrem rapidamente em todos os ambientes novas tendências e até mesmo descontinuidades estão tirando o sono de executivos, gerentes e responsáveis por empresas e organizações. A estratégia empresarial envolve a identificação de oportunidades e ameaças do ambiente onde a empresa opera, bem como a avaliação de suas forças e fraquezas e também a sua capacidade em se antecipar às necessidades e demandas do mercado. Sabemos que manter a competitividade em alta é um desafio permanente para todos, uma das ferramentas para sustentar essa capacidade é a gestão estratégica. É um processo que deve ser responsabilidade da alta administração. Entretanto, deve ser compartilhado com os outros níveis de gerência, buscando o envolvimento e comprometimento de todos para planejar, gerenciar, acompanhar e dirigir a empresa aos seus objetivos é um processo macro e essencial para a condução de um negócio que é marcado hoje pela constante necessidade de mudanças e inúmeras turbulências.

_________________

¹Acadêmicos do 6º período do curso de administração, FAMETRO - Faculdade Metropolitana de Manaus.

²Professora da disciplina Gestão Estratégica, FAMETRO - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Igor Ansoff, pai da Gestão Estratégica

Professor e consultor Igor Ansoff, mais conhecido como Pai da Gestão Estratégica, nasceu em 1918, em Vladisvostok na Rússia. Com apenas 16 anos foi para os Estados Unidos com seus pais, um diplomata norte-americano e uma russa.Nos Estados Unidos estudos em Stuyvensant High Scholl em Nova York e depois formou-seem Engenharia Mecânica e Física. Participou da Segunda Guerra Mundial durante dois anos e voltou para fazer Doutorado em Matemática na Brown University no programa do Governo para ex-combatentes. Em 1948 trabalhou na Rand Corporation e na Lockheed sendo diretor-geral na última. Depois disso optou pela carreira acadêmica no CarnegeiInstituteof Technology como docente e publicou seu primeiro Best-seller, em 1965, chamado Corporate Strategy. Após seis meses Ansoff foi convidado a ser decano fundador da Escola de Pós-Graduação em administração na Carnegei-Mellon e por fim criou a escola direcionada à criação de estratégias para negócios. Igor Ansoff criou o Modelo Ansoff de planejamento estratégico onde analisa a diferença entre o previsto analisado e o aproveitamento das competências.

Ideias de Igor Ansoff

        Com sua experiência na Carnegie-Mellon, Igor Ansoff realizou diversos estudos em conjunto com outros estudiosos. Ele viu que à medida que as empresas conseguiam formular boas estratégias, elas não conseguiam colocá-las em prática e denominou este fenómeno de "paralisia por análise"³. Igor Ansoff foi responsável pela criação da Matriz de Ansoff ou Matriz Produto/Mercado que é utilizada para a análise de oportunidades de crescimento de uma organização. Ansoff diz que as empresas na década de 50 começaram a preocupar-se com o ambiente e enquanto grandes gestores como Mayo, Fayol e Taylor estudavam a parte interna das organizações, o ambiente externo começava a ganhar bastante influência sobre as empresas, após a Segunda Guerra Mundial. A partir de então havia a preocupação se a empresa poderia atender ou não à procura de mercado.

_________________

³"paralisia por análise”, os lucros da empresa aumentavam (livro AcquisitionBehaviorof US Manufacturing Firms) (ANSOFF, 1981).

Desta preocupação surgiu o planeamento estratégico, posteriormente melhor trabalhado por Ansoff, que dizia que a elaboração de estratégias não garante sua eficácia, pois ela poderia ou não ser implantada e controlada. Assim, o surgimento da Matriz de Ansoff visava representar quatro estratégias diferentes de um negócio: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação.

Obras de Igor Ansoff

Igor Ansoff possui diversas obras conhecidas. O livro Implantando Administração Estratégica foi escrito junto com Edward J. McDonnell e fala sobre a gestão prática de todo o processo de mudanças de uma organização através da administração estratégica. Este tipo de administração é visto como parte essencial de uma empresa, sendo cada dia mais necessário para a sobrevivência das grandes organizações. Através de estudos sobre a "paralisia por análise", Ansoff lançou o livro AcquisitionBehaviorof US Manufacturing Firms que dizia que as aquisições planeadas sempre possuíam um maior lucro do que as ações não planeadas. Foi assim que ele estudou durante quinze anos como acabar com esta paralisia. Em 1972, ele lança o livro ConceptofStrategic Management (Conceito de Gestão Estratégica) que fala sobre a grande importância do planeamento estratégico. Seu terceiro livro, chamado de From Strategic Planning to Strategic Management (De planeamento estratégico para gestão estratégica) resultou da Primeira Conferência Nacional sobre Administração Estratégica, na Universidade de Vandelbilt, com patrocínio da General Eletric e IBM.

Frases de Igor Ansoff

Possuindo várias frases conhecidas devido ao grande número de obras, algumas que podem ser citadas são:

"Não há nenhum problema em formular uma estratégia, o problema é fazê-la funcionar."(Igor Ansoff)

"A Administração estratégica é a parte da Administração que desenvolve o potencial de lucros futuros de uma empresa ao assegurar que esta atual em mercados que tenham condições de satisfazer seus objetivos, oferecendo produtos/serviços desejados por esses mercados e oferecendo seus produtos/serviços de forma a assegurar uma vantagem competitiva." (Igor Ansoff)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com