TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilusão De Servir

Ensaios: Ilusão De Servir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

“Muda é abrangente”. Internacionalmente falando, temos que construir um respeito ao outro independentemente de sua origem, da sua nacionalidade, cultura, da sua religião, do sexo, etnia, d raça, etc.... Está faltando isso, o que vejo com muita preocupação. Acredito que as oportunidades de trabalho hoje, cada vez mais, se escasseiam. E isso teria de ser mais uma responsabilidade dos Estados, no sentido de investir para compensar as deficiências dessa economia globalizada, que representa redução de oportunidades para todos. No caso do brasileiro, especificamente, a prioridade é reconstruir as nossas instituições políticas. temos, aí, um passado que corresponde ao mundo rural, ao Brasil rural, e com uma conformação muito a partir desse princípio do mundo rural, do mundo regional.

Ao falamos de trabalho essa atividade social, necessária ao progresso material e moral da humanidade. VEMOS que é tão antigo quanto à humanidade. Pode-se imaginar que, a partir do momento em que o homem tenha tomado consciência de sua i individualidade, tenha também tomado consciência do trabalho como atividade indispensável para sua sobrevivência e seu progresso. O trabalho é uma atividade inerente à condição humana e sempre existiu, independentemente do modo de produção vigente.

O emprego, por sua vez, é uma consequência específica do capitalismo. Ele é o elo formal entre o trabalhador e o modo de produção capitalista e não com uma organização especifica, porque o trabalhador é livre para escolher a organização por intermédio da qual sua ligação se efetivará.

Não se pode negar os benefícios da tecnologia para a qualidade de vida e o progresso da humanidade, entretanto, também não se pode ingenuamente pensar que tal fenômeno não apresenta efeitos indesejados e um alto custo social. o desemprego é um problema altamente complexo, uma vez que este é causado por uma gama de fatores, os quais refletidos na sociedade, produzem consequências desastrosas e imprevisíveis. Cabe, antes de tudo, aos poderes governamentais, voltarem-se verdadeiramente para o problema e verificar que o número de desempregados cresce a cada dia. Quem está empregado hoje pode não estar mais amanhã. Não há mais estabilidade ou tranquilidade para exercer qualquer atividade produtiva. Os trabalhadores encontram-se num jogo de competição, de tensão, de apreensão constante, onde é necessária uma corrida de atualização constante para desta forma tentar manter-se empregado ou empregável.

As consequências, por sua vez, podem ser devastadoras, tanto do ponto de vista da pessoa do desempregado e de sua família quanto á do ponto de vista social e político.

Estudos comprovam que o desemprego aumenta os problemas relacionados com a saúde física e mental do trabalhador, fazendo com que se acentue a procura pelos serviços profissionais ligados a esta área. Também há comprovação de que a violência e o crime, de um modo geral, estão direta relacionados com o desemprego. Este pode ainda provocar radicalização política, tanto à direita quanto à esquerda, bem como ampla desorganização familiar e social. Estudos já descobriram relação entre aumento de desemprego e aumento de divórcios, apenas a título de exemplo.

As medidas de combate ao desemprego mais citadas pode-se enumera a:facilitação do consumo e do crédito, incentivo ao investimento privado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com