TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do sentido do trabalho

Artigo: Importância do sentido do trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

1 - A noção de que o trabalho não só é positivo mas também pode ser fonte de sentido e felicidade é recente. Para a maioria de nós, a brilhante promessa (de que o trabalho trará sentido e felicidade) nunca irá se realizar; ele nunca nos trará generosas somas de dinheiro ou gerará projetos e organizações exemplares. Para a maioria, essa idéia vai permanecer como não mais do que uma esperança.

Quando estamos trabalhando ou fazendo qualquer coisa útil, gozamos de aparente solidez. A ação nos consola, e de alguma maneira, o trabalho parece ser a única forma de reconhecimento na sociedade. Não há espaço para a ociosidade, o descanso, a paz de espírito e a fuga dos labores individuais por um período superior a vinte ou trinta dias por ano. O mundo trabalha 24 horas por dia e reflete uma trágica condenação, principalmente para quem realiza trabalhos meramente servis, sem sentido, conflitantes com a sua vocação natural.

Assumir o controle da sua vida, fazer o que você gosta e imprimir sentido ao trabalho funciona bem melhor no papel. Labutar talvez seja o nosso único propósito, diferente de outros animais, que não precisam de um propósito na vida. Para viver um ideal de vida você precisa de autonomia, o que significa agir de acordo com as suas escolhas e isso, infelizmente, nem sempre é possível.

Por conta de tudo isso, será que podemos tornar o nosso trabalho mais prazeroso? Depende muito da natureza, da cultura e da experiência de vida de cada ser humano. Talvez você imagine que boa vida e trabalho ideal signifiquem fazer uso pleno da ciência e da tecnologia e ganhar muito dinheiro, mas não deve sucumbir à ilusão de que isso pode lhe tornar livre, indestrutível ou até mesmo sadio. O que, por um lado, liberta, por outro, escraviza.

O sentido do trabalho está na contribuição – sem alimentar a ilusão de que somos insubstituíveis; na busca da paz – sem esperar por um mundo totalmente sem guerra; no aproveitamento máximo da liberdade – sem imaginar que ela nunca poderá nos ser tomada; na realização – sem a vaga esperança de um dia sermos reconhecidos pelo que fizemos; na tentativa, no erro e na mudança, muito mais do que na realização.

Para o empregador é muito importante que o empregado esteja satisfeito, pois assim produz mais. Sem o empregado, o empregador fica a mercê, pois não consegue realizar todas as funções para o andamento de uma empresa, independente do tamanho que ela seja.

O empregador é aquele que contrata o trabalhador aos seus serviços de forma remunerada, e tendo em contrapartida deste a prestação de trabalho.

O trabalho nos dias de hoje se tornou algo essencial na vida da sociedade,e sempre esteve presente na história humana. É um fator importante para posicionar ohomem como individuo único que complementa e da sentido a vida. Mas a definição de trabalho varia de região para região, cultura para cultura, principalmente da camada social e de época para época.Por exemplo na Antiguidade Clássica, as elites dominantes ocupavam-se exclusivamente do trabalho intelectual, artístico, especulativo ou político. De outro lado, as funções consideradas subalternaspor sua natureza rústica e penosa,trabalho braçal eram desempenhadas pela mão de obra escrava, obtida nas guerras de conquista.

2 – O trabalho na minha vida é um instrumento essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com