TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto Os Sentidos Do Trabalho

Ensaios: Resenha Do Texto Os Sentidos Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 2

Estelle M. Morim. “Os Sentidos do Trabalho”. São Paulo, Jul/set. 2001.p 8-19

Resenha

Por Mike Wanderson do Amaral

O mundo do trabalho mudou muito o longo dos anos e vem mudando a cada dia que passa. Todos os dias empregos permanentes desaparecem, surgem novas tecnologias inovadoras assim como surgem novas maneiras de se organizar o trabalho. A maioria das pessoas não conseguiria viver sem trabalhar, pois no trabalho encontram uma forma de combater o tédio, de se sentirem úteis e faz com que as pessoas tenham um objetivo na vida.

Um dos grandes problemas enfrentados por administradores de organizações é a questão do desempenho e produtividade dentre outros problemas. Embora as organizações invistam em atividades de controle muitos destes problemas não são totalmente eliminados, e uma das formas adotadas pelas empresas para tentar acabar com tais problemas seria reorientar comportamentos fora do padrão e reforçar comportamentos produtivos daqueles que realizam o trabalho.

Para que uma organização seja eficaz seus funcionários têm que estar comprometidos com o trabalho que desempenham. Mas para que um funcionário esteja comprometido ele deve estar motivado com o trabalho, são vários os fatores que responsáveis pela motivação de um funcionário em uma organização como a questão salarial, um funcionário não terá motivação se ganhar pouco, o ambiente de trabalho também influencia na motivação de uma pessoa assim como o sentimento de responsabilidade e o sentido que a pessoa encontra na função que exerce dentre outros. Segundo pesquisas as pessoas têm diversas opiniões sobre a definição de trabalho e sobre qual o sentido que encontram nele. Para muitas pessoas o trabalho pode ser definido como uma atividade remunerada que apresenta um valor agregado e que lhes permite melhorar e trazer uma contribuição para a sociedade. As pessoas vêem um sentido no trabalho quando este leva a algo, quando beneficia outras pessoas, quando este permite a pessoa aprender, realizar- se e se superar cada dia mais.

Cabe aos administradores de organizações se aperfeiçoarem cada dia mais para melhorar suas praticas de gestão de tal forma a reorganizar o trabalho para que a qualidade de vida dos funcionários possa ser melhorada, estimular o trabalho em equipe, proporcionar sentimentos de segurança e de autonomia para o desenvolvimento de seus trabalhadores melhorando assim a eficácia da organização.

Comentário:

A autora demonstra de forma clara no texto que existem diversos estudos que buscam compreender o significado atribuído ao trabalho pelas pessoas. Demonstra também que o trabalho pode ser visto de diversos pontos de vista, assumindo desde uma condição de neutralidade até a identificação pessoal e social do individuo.

O trabalho mostra-se essencial para a vida do ser humano permitindo dessa forma a sobrevivência do ser humano através da realização, do desenvolvimento e do retorno material. O conceito de trabalho modificou-se muito ao longo dôo tempo tornando-se imprescindível que o administrador conheça gerencie a influência das organizações nas pessoas e na sociedade dando um sentido ao trabalho e o tornando mais agradável e satisfatório para cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com