TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SENTIDOS DO TRABALHO

Exames: OS SENTIDOS DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

OS SENTIDOS DO TRABALHO

Estelle M. Morin

Introdução

Este livro faz uma análise sobre a organização do trabalho.

Inicialmente o texto destaca o surgimento de novas formas de organizações, o desaparecimento de empregos permanentes e, simultaneamente o aparecimento de novas tecnologias e as formas inovadoras de organização do trabalho, mostra que ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta de uma vaga de emprego, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente.

Morin destaca também que o trabalho conserva um lugar importante na sociedade e representa um valor importante exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores e também sobre sua satisfação e sua produtividade.

“Vale a pena, tentar compreender o sentido do trabalho e determinar as características que apresentam os verdadeiros sentidos para aqueles que o realizam.”

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Ketchum e Trist (1992) acreditam que os problemas de desempenho organizacional dependem da organização do trabalho e, mais precisamente, da identificação entre as pessoas e as propriedades envolvidas e das atividades desempenhadas.

Dessa forma, o comprometimento com o trabalho seria o principal indicador de eficácia.

Vários modelos foram propostos para organizar o trabalho a fim de estimular o comprometimento, cinco características do emprego conduzem a três estados psicológicos que geram conseqüências sobre as atitudes e os comportamentos das pessoas.

“Um individuo com uma forte necessidade de crescimento seria mais sensível a um emprego enriquecido que um individuo com uma fraca necessidade.”

Três estados psicológicos teriam, assim, um impacto importante na motivação e na satisfação de uma pessoa no seu trabalho: o sentido que uma pessoa encontra na função exercida, o sentimento de responsabilidade que ela vivencia em relação aos resultados obtidos e o conhecimento de seu desempenho no trabalho.

A autora enfatiza também que um trabalho tem sentido para uma pessoa quando ela o acha importante útil e legitimo e destacam quais são as três características que contribuem para dar sentido ao trabalho: a variedade das tarefas, a identidade do trabalho e o significado do trabalho para o indivíduo e também para a sociedade.

Os princípios da organização do trabalho tem como objetivo a realização de tarefas, a formação da unidade natural de trabalho, o estabelecimento de relações do tipo cliente fornecedor, o enriquecimento das tarefas e a colocação em prática de mecanismos de feedback sobre o desempenho que juntas constituem as características do emprego.

Segundo o texto o trabalho deve apresentar seis propriedades para estimular o comprometimento daquele que o realiza sendo esses aspectos essenciais ao trabalho. A variedade e o desafio das tarefas, a aprendizagem continua proporcionada pelo mesmo, a margem de manobra e a autonomia encontrada, o reconhecimento e o apoio, a contribuição social e o futuro desejável.

O trabalho é uma atividade que tem um objetivo designar um gasto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com