TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusao social de pessoas com sindrome de donw

Por:   •  30/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: VITÓRIA LUZIA FLORISBELO.

TEXTO: Síndromes e odontologia: o papel da saúde bucal na qualidade de vida do indivíduo com Síndrome de Down e inclusão social em direitos humanos.

A síndrome de Down é uma aneuploidia, onde há uma alteração genética, também chamada de Trissomia do cromossomo 21, ou esse SD, essa é caracterizada pela presença de um cromossomo a mais em todas as células do indivíduo, ou seja, 47 cromossomos em vez de 46. A SD manifesta características restritas aos portadores, como o rosto arredondado, olhos inchados, pescoço curto e largo, deficiência mental, atraso no desenvolvimento, baixa estatura, hipotonia lingual, hipoplasia maxilar, palato estreito e profundo etc. A SD é a principal causa de deficiência mental, com alta incidência, de acordo com CENSO de 2010, pode se estimar que 1 para cada 700 pessoas nascem com síndrome de Down no Brasil.

Sem os tratamentos preventivos, os indivíduos afetados podem manifestar várias anomalias congênitas como as doenças cardiopatas, gastrointestinais e respiratórias. Estima-se que de três a 7,5% desses pacientes possuem algum defeito no tubo digestivo assim como maior susceptibilidade para desenvolver infecções graves gástricas respiratórias e urinárias devido a deficiência imune do sistema de linfócitos T.

Desse modo, são necessários tratamentos de prevenção e terapêuticos para as demais doenças e para as alterações orofaciais que consequentemente, interagem com as manifestações sistêmicas e comprometem a saúde do paciente. É possível perceber nos pacientes o hipodesenvolvimento do terço médio da face com presença de pseudo-prognatismo, palato duro menor e ogival e maxila ligeiramente menos, desenvolvendo nestes, problemas ortodônticos como a mordida cruzada. Além disso, pode-se observar a presença de hipodontia e oligodontia, hipocalcificacao do esmalte, dentes conoides, o aumento do tamanho da coroa dos molares e uma leve inclinação da face oclusal para lingual, o que muitas vezes que pode dificultar procedimentos restauradores. Normalmente os portadores de SD possuem baixa incidência da cárie devido a vários fatores, incluindo o aumento da capacidade tampão da saliva e a tendência destes ao bruxismo o qual transforma as superfícies oclusais dos dentes em regiões lisas e sem fissuras, dificultando o acúmulo de placa bacteriana.

A saúde bucal é imprescindível para a saúde geral e é responsabilidade do Cirurgião Dentista, buscar inseri-los numa prática voltada para a promoção da saúde, conciliando práticas educativas, preventivas e reabilitadoras. No entanto, nos dias de hoje, um grande número de profissionais da área odontológica não é e não se sente habilitado a tratar de pacientes com necessidades especiais, tal fato, leva os indivíduos a serem atendidos por profissionais que utilizam de procedimentos invasivos e mutiladores, contrário a tudo aquilo que se é pregado em termos da promoção da saúde bucal. Além disso, muitos pais se sentem receosos com o tratamento de seus filhos, com a preocupação de uma possível discriminação e tratamento diferenciado.

É necessário que como profissionais de saúde, os dentistas ajudem na melhora da qualidade de vida das pessoas acometidas por qualquer tipo de deficiência; é imprescindível que o profissional tenha um amplo conhecimento sobre a síndrome. Não só o dentista mas uma equipe multidisciplinar com pediatra, nutricionista, fonoaudiólogo, e fisioterapeuta devem agir em conjunto para que haja um bom resultado nos tratamentos.

A família e os responsáveis são de suma importância para o bom estado do portador da Anomalia, estes devem estar cientes da influência da saúde bucal na saúde geral dos indivíduos, que se não cuidada pode interferir no bem estar econômico, social, psicólogo, como a baixa da autoestima, tais consequências ressaltam a importância dos cuidados odontológicos na saúde e a promoção de uma qualidade de vida, que propicia a melhora da rotina diária, das relações sociais e inclusão com o meio em que o portador de SD vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com