TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFERMEIRO NA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA

Por:   •  8/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

ELIANE SANTOS DOURADO

O ENFERMEIRO NA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA

[pic 3]

Itabuna

2019

ELIANE SANTOS DOURADO

O ENFERMEIRO NA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição União Metropolitana de Ensino.

Orientador: Camila Vieira

Itabuna

2019

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO4

1.1 O PROBLEMA 5

2. OBJETIVOS5

2.1 OBJETIVO GERAL5

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 5

3. JUSTIFICATIVAS6

4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA7

5. METODOLOGIA11

6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO12

REFERENCIAS13


  1. INTRODUÇÃO

A deficiência física, intelectual, visual ou auditiva datam desde os primórdios da existência da humanidade, no contexto da evolução dados históricos dão referencia a épocas em que provavelmente os deficientes eram deixados a própria sorte pois prevalecia a lei da sobrevivência, houve épocas também em que foram tidos como oráculos ou divindades, existem múmias com crânios mecanicamente modificados no intuito da evolução intelectual, mas também existiram impérios que sacrificavam os deficientes para ter uma sociedade seleta e elitizada ou puritana, o cristianismo em suas varias fases teve momentos de excluir, amaldiçoar e finalmente aceitar a deficiência e claro seu portador

Os precursores genéticos, ambientais, fisioquímicos e ate biológicos que levam a deficiência tem sido alvo da curiosidade da comunidade cientifica no decorrer dos séculos desde experimentos fracassados e até desumanos a pequenos passos de descobertas que geraram grandes resultados. A introdução da sociedade publica, privada e civil nesta jornada tem trazido a vida da pessoa com deficiência e sua família um patamar muito diferente dos vividos e muitas vezes sofridos na antiguidade.

Este artigo tem por objetivo trazer a luz o assunto da inclusão social da pessoa com deficiência com base as diretrizes de saúde demonstrado de forma cientifica de pesquisas bibliográficas a trajetória do Enfermeiro neste processo, quais foram as contribuições dadas por esta categoria dentre as políticas publicas atuais e os projetos sociais vigentes e todo o arcabouço das mídias sociais com foco na evolução e aceitação de todos e de tal forma também  apresentar a importância deste profissional para que a cada dia a vida da pessoa com deficiência (PcD) e sua família alcance o patamar de qualidade o qual ele tem direito.

        Buscamos de forma imparcial trazer informações e conclusões sem pressupostos sabendo que o pré-conceito sempre foi e infelizmente continua sendo um dos maiores vilões enfrentadas pela PcD e seu ciclo familiar e social caso ele o tenha.

  1. O PROBLEMA

Quais foram às mudanças ocorridas na sociedade e na área da saúde para que se possibilite a inclusão social da pessoa com deficiência?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Demonstrar as contribuições do enfermeiro no processo de implantação e evolução da inclusão social da pessoa com deficiência

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Descrever os primórdios dos cuidadosao deficiente.
  • Compreender as políticas públicas voltadas para a inclusão social da pessoa com deficiência.
  • Entender a importância da atuação do enfermeiro no processo da inclusão social.
  • Demonstrar o que o enfermeiro pode implantar para favorecer a inclusão da pessoa com deficiência.

3. JUSTIFICATIVA

A existência de pessoas com deficiência faz parte da história da humanidade, da formação das sociedades e dos moldes do contexto histórico, sendo que nos primórdios eles eram mortos, abandonados ou excluídos por questões culturais e/ou religiosas. No entanto a evolução da ciência abriu janelas para que isso fosse mudado e através de pesquisas muitos “porquês” foram esclarecidos.

O atual cenário mundial apresenta a pessoa com deficiência como alguém que tem as mesmas possibilidades e direitos que os indivíduos que não apresentam limitações físicas ou intelectuais. As políticas públicasnacionais e mundiais foram moldadas com o decorrer dos anos tomando formas e adquirindo espaço importantíssimo principalmente nas áreas de educação e da saúde.

Este assunto que é tão antigo quanto a humanidade e tão atual como a nanotecnologia tem amplas possibilidades de pesquisa e abrangência e este trabalho visa contribuir apresentando informações voltadas para a área de enfermagem e a sociedade em geral.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

De acordo com o Ministério da Saúde na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PNSPD) de 24 de julho de 2017 pessoa portadora de deficiência é aquela que:

Têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

As deficiências foram descritas em no Decreto n.º 5.296/04, de 2/12/04, nas seguintes categorias: físicas que é alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, auditiva: perda bilateral parcial ou total de 41 decibéis (dB) ou mais, mental: funcionamento mental significativamente a baixo da media denotados antes dos 18 anos de idade e múltipla: associação de uma ou mais deficiências. (MINISTERIO DA SAUDE, 2008)

Pessoas com deficiência fazem parte do processo histórico da humanidade no antigo Egito eles eram integrantes da sociedade no geral os portadores de nanismos tinham até certas regalias em suas tumbas dadas por seus patrões conforme diz consta que não apenas os anões, mas portadores de outras deficiências eram bem aceitas no antigo Egito. (GUGEL, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com