TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e a Mediação Como Instrumental que Promove a Inclusão Social da Pessoa Com Deficiência

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.937 Palavras (20 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 20

O Serviço Social e a mediação como instrumental que promove a inclusão social da pessoa com deficiência

INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………8

1. AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL……………………………9

1.1 Reflexão sobre as medidas de proteção contra o preconceito, que excluí a pessoa com deficiência……………………………………………………...10

1.2 A família  e sua relação com  a pessoa com deficiência…………….11

1.3 A relação entre sociedade e a pessoa com deficiência……………..12

2. O CRAS E A POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL……………………………...13

2.1 Política De Assistência Social no âmbito local mediador na interação do usuário a informação dos direitos relativos à pessoa com deficiência………..14

3.PROCESSO DE TRABALHO DESENVOLVIDO NO ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL E VIVÊNCIA DE ESTÁGIO RELACIONADOS COM A TEMÁTICA…………………………………………………………………………………15

3.1 O Serviço Social e o processo de trabalho……………………………..16

3.2 O trabalho em grupo realizado com os usuários………………………17

CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………………...18

REFERÊNCIAS……………………………………………………………………………19

INTRODUÇÃO

O presente artigo discorre sobre o tema ,o Serviço Social e a mediação como instrumental, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência,no âmbito do Serviço De Convivência E Fortalecimento De Vinculo oferecido no Centro De Referencia Da Assistência Social,local onde vinculei meu estagio obrigatório no curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA no Município de Restinga (SP).

A mediação é um instrumental, que em conjunto com os recursos, técnicas e estratégias utilizadas pelo  assistente social, operacionalizou  ações de intervenção para trabalhar com a questão social, e suas expressões que causa  a exclusão social,devido ao preconceito .

No entanto,essa mediação só foi possível  pela convivência que oportunizou conhecer a vida da pessoa com deficiência,e sua relação com a  família  e com a comunidade .

 No período de estagio, observou se que a pessoa com deficiência que  frequenta  os serviços do CRAS ,sofre preconceito por varias razoes,mas a que iremos tratar é o preconceito causador da exclusão social,e para entender como o assistente social lida com essa situação ,foram necessários  planejar um tema,o Serviço Social e a mediação como instrumental, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência,que oportunizou a experiencia profissional.

Refletir sobre as leis constitucionais,e politicas publicas sociais de proteção,compreende se as ferramentas que o Estado disponibiliza para a pessoa com deficiência ,porem para usufruir desses recursos disponíveis , nem sempre é uma questão simples,pois requer a interpretação de um perito,onde reconhece ou não, a total ou parcial incapacidade da pessoa,e os processos de reabilitação para que a mesma seja colocada na sociedade, nem sempre estão disponíveis ,ou tem a devida eficacia que promove a inclusão social.

A família  e sua relação com  a pessoa com deficiência

A família é uma categoria mutável através do tempo e espaço, que varia conforme o período histórico, estrutura social, sobrevivência, necessidade, relação afetiva , sociopolítica e econômica da sociedade.

O casamento não é considerado mais a base única da união, a formalidade não é mas o foco predominante,e sim o afeto recíproco entre os membros que a compõem redimensionando–se a valorização jurídica das famílias extramatrimoniais (MATOS, 2008, pp. 35-48).

 A família nuclear do século XVIII constituída por pai, mãe e filhos,ainda tem influência , no entanto está sobre declínio em função das  novas necessidades familiares ,em consequência aos vários acontecimentos sociais,ocasionando  mudanças , novos valores , hábitos , costumes e novas relações de gênero.

A mulher  acompanhou essas mudanças e necessidades de trabalho e independência,onde muitas vezes  é a única provedora de sua família, o número de filhos reduziu, o poder e as responsabilidades familiares são divididos entre os cônjuges.

 Desde as relações mais tenras até em sua articulação com a sociedade, a família ora se modifica, ora se transforma, ora fica à margem da evolução da sociedade (José Filho e Dalbério, 2007,p. 13) .

Analisando as relações humanas, a família é o núcleo social mais importante para o indivíduo ,pois é nela que aprendemos os valores e maneiras para nos portarmos em sociedade,tendo a necessidade de proteção do Estado para fortalecer os vínculos,com ações formuladas por meio das politicas publicas sociais.

A família no município de Restinga  enfrenta  inúmeros desafios, o que repercute na questão social e suas expressões que são, o desemprego, a pobreza, as drogas, violência,o abandono,a negligencia , o preconceito e a exclusão social, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação, falta de moradia e violação dos direitos.  

Esses desafios são enfrentados por programas federais oferecidos,nos serviços do CRAS, que é a Politica Da Assistência Social .

 A pessoa com algum tipo de deficiência que frequenta os serviços do CRAS no município de Restinga SP , conhece as expressões da pobreza ,e ainda tem que lidar com o preconceito que muitas vezes é ocasionados dentro de casa , onde os  vínculos  são enfraquecidos e colaboram para piorar ainda mais as relações sociais.

        A deficiência, muitas vezes é acompanhada de uma série de dificuldades, que pode ser atraso na fala, na audição, na motricidade, na realização de tarefas rotineiras como tomar banho, se vestir, escovar os dentes, etc.  

 Constatando as necessidades de fortalecer os vínculos familiares no município,o SCFV ,oferece um espaço de convívio familiar e comunitário,e pratica atividades que tem a função de fortalecer os vínculos,e estimular o desenvolvimento das relações de afetividade e sociabilidade,valorizando  o resgate da cultura das famílias e comunidades,o que colabora para a vivência e trocas de experiencia,devolve o sentimento de pertença, de identidade e inclusão social .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (239.2 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com