TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão escolar e educação especial

Seminário: Inclusão escolar e educação especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o conceito de inclusão escolar e através do seu histórico verificar quais são os desafios para que possamos compreender também os aspectos fundamentais desse processo , além do conhecimento das políticas públicas que envolvem esta área da Educação Especial.

Veremos a Educação Especial como uma prática inclusiva que visa garantir acesso democrático à cultura e demais saberes escolares. Estudaremos também a formação dos profissionais da Educação e seus componentes para poder atuar com pessoas com necessidades educativas especiais em relação às práticas inclusivas.

A Inclusão Escolar e Educação Especial

A Educação Especial marca o lugar da diferença, ao conviver com limitações humanas mais evidentes ou menos claras.

O encaminhamento de alunos para escolas especiais ou a manutenção de classes especiais deveriam constituir exceção a ser recomendada quando a educação na classe regular mostrar-se incapaz de responder às necessidades educacionais ou sociais do educando, e desde que tal incapacidade seja demonstrada de forma inequívoca (Salamanca, 1994).

A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (Conferência Mundial de Educação Especial que reuniu delegados de 888 governos e 29 organizações internacionais de 7 a 10 de junho de 1994 em Salamanca, Espanha) legítima estruturas de educação especial, tendo como princípio orientador a consideração de que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. crianças, jovens e adultos, cujas necessidades têm origem na deficiência ou em dificuldades cognitivas, são considerados portadores de necessidades educacionais especiais e devem ser incluídas em programa educacionais previstos para todos os educando, mesmo aqueles que apresentam desvantagem severa. A escola inclusiva (escola que deve acomodar todas as crianças independentemente de suas condições intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras - Salamanca - 1994) deve promover uma educação de alta qualidade a todos os educando, modificando atitudes discriminatórias, criando comunidades acolhedoras e desenvolvendo uma sociedade inclusiva. Deve ser adaptada às necessidades dos alunos, respeitando-se o ritmo e os processos de aprendizagem. Deve contrapor-se à sociedade que inabilita e enfatiza os impedimentos, propondo uma pedagogia centrada nas potencialidades humanas.

Eficiência não anula o indivíduo. O faz mais forte e capaz se tiver a cooperação e participação das pessoas com quem convive, como pude ver no curta metragem -As Cores das Flores.

Inclusão

Com base nos comentários feitos pelos professores, os pontos relevantes da inclusão são: Presença, Participação, Aquisição de Conhecimentos, Diversidade, Aprimoramento, Coletividade entre outros.

Esses pontos são muito importantes para que essa inclusão aconteça, o aluno precisa estar presente na sala de aula participando das atividades propostas, onde ele vai poder estar aprendendo uma nova forma de estudar, com atividades diferenciadas, novas ideias propostas também pelos pais, condições de trabalho para os professores, dentre outras, formando assim uma coletividade de coisas boas.

A inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.

A escola tem que ser vista com outros olhos, tem que ser vista como realmente ela é, ou deveria ser, ela precisa estar preparada para trabalhar e dar resposta à diversidade, isto requer aceitação, valorização e compromisso, por isso que tem que ter a participação de todos; alunos, professores, pais, diretores, etc, temos que ultrapassar barreiras, fazendo da escola um lugar agradável a todos, não um lugar obscuro, onde o professor muitas vezes tem medo de entrar na sala de aula porque pode ser agredido., temos que mudar este conceito.

Falar de inclusão é falar do educando que faz parte da escola, que está contido na escola, ao participar de tudo que é oferecido pelo sistema educacional. A lei diz que a educação é direito de todos, portanto cabe a escola traçar caminhos que levam a inclusão de fato e a conviver com as diferenças.

A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se constitui pelo apreço à diversidade com condição a ser valorizada, pois é benéfica à escolarização de todas as pessoas, a tradução para a inclusão escolar tem se restringido no âmbito das práticas, já assinalado, a garantia de oferta de vagas para alunos com necessidades educacionais em classes comuns. Em 1961 ocorreu a primeira lei de diretriz de base que recomendava a integração da educação especial ao sistema nacional de ensino, mais foi em 2008 (MEC-SEESP 2008) que o ministério da educação lançou uma política especificamente para plano de educação especial, que assegura o direito de toda criança frequentar a escola comum , prevê serviços de apoio especializado.

A oferta da educação especial tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. No Brasil possui uma legislação mais avançada no mundo no âmbito da educação inclusiva, e se adiantou muito em relação à inclusão, mas ainda é um grande desafio.

Ser diferente é normal!

CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INCLUSIVA

As principais características de uma escola inclusiva são:

Salas de aula com no máximo 30 alunos, onde dentre esses haja também alunos com deficiência, ajuda não só de professores e pais, mais também das autoridades competentes, presença de um professor especializado, ajudando com os alunos especiais, e principalmente força de vontade, desempenho, motivação e participação de todos, assim juntos num processo lento claro, mais que aos poucos vai se transformando, e transformando vidas.

A inclusão é um motivo para que a escola se modernize, os professores aperfeiçoem suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com