TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de integração escolar, integração escolar e educação especial

Projeto de pesquisa: Conceitos de integração escolar, integração escolar e educação especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  1.421 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professora-tutora

Anhanguera Educacional

2014

1. Conceitos de integração escolar, inclusão escolar e educação especial.

- Integração Escolar: Na integração escolar a criança tem que se adaptar às regras e exigências da instituição de ensino, ou seja, a discriminação e preconceito continuam, só que dentro do própia instituição.

- Inclusão Escolar: A inclusão é o inverso da integração, já que defende o direito de todos, sem exceção, ao frequentarem as mesmas salas de aula, todos juntos independente das necessidades ou especificidades de cada um. Portanto a escola inclusiva é aquela que tem salas, bibliotecas, banheiros, acesso, projeto pedagógico, professores e alunos inclusivos.

- Educação Especial: É uma modalidade da educação escolar que garante o atendimento educacional especializado com proposta pedagógica definida pela LDBEN (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para dar apoio a alunos com necessidades especiais no processo de escolarização

2. Contextualizar a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira.

A proposta de inclusão escolar é o atendimento no sistema educacional brasileiro para alunos com deficiência e com finalidade de aproximar a realidade para esses alunos, e que os mesmos tenham acesso aos serviços públicos de educação disponíveis com a garantia de oferta de vagas.

É importante saber que no Brasil as escolas especiais apenas complementam, e não assume de fato a educação integral do aluno com necessidades especiais e os serviços de atendimento são paralelos ao que esta na base curricular nacional e ajuda em partes na aprendizagem destes conteúdos. Este tipo de ensino não tem nível como o ensino regular e não garante certificado de conclusão, portanto a proposta de inclusão é a mais acertada para uma aprendizagem mais significativa para esta demanda, porque ao inserir estes alunos na educação pública e oferecendo as mesmas oportunidades aproxima o saber independente de suas deficiências, ou seja, o que falta as intituições especiais brasileiras é a compreenção de papel formador com referência nas escolas comuns.

Contudo estas e outras políticas implantadas devem apresentar resultados e compromisso mantendo uma educação digna e crescente em favor de uma escola igual para todos e ampliar o acesso e a permanência com qualidade.

3- A cena faz referência à inclusão quando a criança coloca o lápis tanto em seu desenho como na caixa onde se encontra os outros lápis e nos ensina que cada indivíduo é único e ao mesmo tempo igual, porque ninguém é totalmente perfeito ou imperfeito.

No vídeo fica claro que a integação não se encaixa muito menos a educação especial, pois as duas continuam a tratar o indivíduo com preconceito e diferença, mas a inclusão não, esta coloca o mesmo dentro do contexto onde ele está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com