TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais

Artigo: Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

INDICE

Análise de Políticas Publicas, alguns conceitos básicos para aqueles que desejam conhecer algumas teorias e conceitos referentes a analise de políticas publicas ,Abordando a diferenciação social no mundo moderno ,usando conceitos de Política, Política pública,decisão política ,Atividade política,demandas e suportes ,input e withinputs ,abordando um conjunto de conhecimentos e procedimentos para se analisar um estado de coisas até o processo das avaliações incluindo assim o estudo aprofundado dos atores envolvidos e o processo da mobilização e implementação ,esclarecendo assim o problema político colocando conceitos de resolução de problemas como o os modelos: incremental , racional,compreensivo e mixed-Scanning como ferramenta das situações .Ela busca com esses conceitos de alguns autores classicos na área estudada um vasto conhecimento que contribui para o não especialista em políticas públicas como cita em seus primeiras frases do livro

Maria das Graças Rua afirma que as políticas públicas são as saídas que resultam da atividade política. Elas abarcam o conjunto das decisões e ações relacionadas à alocação imperativa de valores sociais. Toda política pública compreende diversas decisões e ações estratégicas, enquanto a decisão política abarca uma escolha entre várias alternativas, expressando certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. Faria completa a definição de Rua afirmando que o campo da análise de políticas públicas se institucionaliza com a definição das políticas como variáveis dependentes, e que as variáveis independentes na interpretação da produção das políticas passam a ser, quase exclusivamente aquelas relacionadas ao poder. As políticas públicas envolvem, portanto, atividade política..___

Graça Rua afirma que toda política publica são resultantes da atividade política. Ela diferencia a política pública da decisão política , sendo que a política publica envolve ações e estratégias para implementar as decisões e a decisão política não passa de um leque de alternativas sob as preferências dos atores envolvidos .Ela deixa claro a diferença também que nem toda decisão política vira uma política publica mas que toda toda política publica implica uma decisão política.

Segundo Maria das Graças Rua as políticas públicas são as saídas que resultam da atividade política. Toda política pública compreende diversas decisões e ações estratégicas, enquanto a decisão política envolve várias alternativas, expressando certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. As políticas públicas envolvem, portanto, atividade política. constata-se que grande parte da atividade política dos governos se destina à tentar satisfazer as demandas sociais, mas isto nem sempre ocorre, ou ocorre apenas parcialmente.

Rua escreve que o uso de recursos de poder para impedir, atrasar, confundir, de tal maneira que o custo de determinadas alternativas se torna tão elevado que os atores acabam por se desgastar e por abandonar a luta em torno de uma demanda ou de uma alternativa Este fato faz com que somente pequenas parcelas de recursos estejam disponíveis e reduz as decisões políticas a decisões marginais, incrementais. Esta limitação é que imprime a característica de gradualidade à tomada de decisões que implicam limitação de recursos ou de conhecimentos, de maneira a garantir melhores condições para sua implementação. A atitude dos agentes públicos responsáveis pelas políticas mesmo quando se trata de atores capacitados e comprometidos com a realização de uma política, três atitudes são bastante comuns. Primeiro, os que decidem supõem que o fato de uma política ter sido decidida automaticamente garante que ela seja implementada. Se-gundo, todas as atenções se concentram na decisão e no grupo decisório, enquanto a implementação fica ignorada ou é tratada como se fosse de responsabilidade de outro grupo. Terceiro, aparentemente se supõe que a implementação se resume a levar a cabo o que foi decidido, logo, é apenas uma questão de os executores fazerem o que deve ser feito para implementar a política.

Na realidade o que existe não é um processo acabado, mas sim um contínuo movimento de interação entre uma política em mudança, uma estrutura de relações de grande complexidade e um mundo exterior não apenas complexo mas, também, dotado de uma dinâmica cada vez mais acelerada. Menicucci e Brasil complementam e fecham o texto de Rua fazendo uma releitura dos argumentos de Kingdon: a articulação entre a definição do problema, a definição das alternativas e o processo político explicando inovações nas políticas públicas, de forma a entender os atores políticos como objetos como sujeitos.

Chamamos de herança recente o período que vai dos anos 30 até hoje, quando o Brasil passa por uma transformação muito grande. E para entender os dias de hoje, é necessário saber que Estado tínhamos anteriormente e que heranças e traços foram se fixando nesse percurso.

O Estado brasileiro é, tradicionalmente, centralizador pois assume muito mais o objetivo do crescimento econômico e muito menos o objetivo de proteção social ao conjunto da sociedade. O Estado brasileiro fez tudo para promover o projeto industrial: financiou, protegeu, criou alíquotas, produziu insumos básicos, também facultou serviços sociais, de segurança e justiça. Como o salário mínimo na Era Vargas e o essencial da legislação trabalhista que ainda se mantém.

Herdamos um país que consegue ser a oitava economia do mundo, em poucos anos, e que tem,ao mesmo tempo, a maior fratura social dentre os países de perfil semelhante.

Na verdade herdamos um país com uma grande vitalidade econômica – que talvez se torne um exemplo de êxito econômico na história do século XX.

O movimento de globalização é um processo em curso, já faz algum tempo, de internacionalização do capital. Marcando uma mudança no mundo com a existência, de alguns atores econômicos operarando em escala global no qual pode controlar tudo em tempo real, porque a revolução das telecomunicações assim o permite. E essa existência incomoda todo mundo, porque cresce a interrelação entre os espaços econômicos. Mudanças importantes estão acontecendo, além da globalização. Com a crise, elas estão se processando para buscar um outro padrão produtivo para o futuro. Assim, enquanto uns perdem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com