TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais

Monografias: Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

INDICADORES SOCIAIS: UM IMPERATIVO NO COTIDIANO DOS ASSISTENTES SOCIAIS ATUANTES NO PROCESSO DE GESTÃO

O objetivo do artigo é analisar a importância dos indicadores sociais para os assistentes sociais atuantes no processo de gestão. A metodologia do trabalho é baseada em uma pesquisa de campo realizada, na abordagem crítica dos dados obtidos e na discussão referente à atitude dos profissionais frente ao tema, a construção dos indicadores sociais e a atualização profissional.

Os gráficos utilizados no artigo são:

A. Gráfico de setores (pizza). Esse modelo é um diagrama circular que expressa os valores de cada categoria estatística representada proporcionalmente às respectivas medidas dos ângulos. Esse tipo de gráfico ajuda a visualizar os indicadores, para que os gestores possam analisar os resultados das pesquisas e o que precisa se feito para melhorar o desempenho do que está sendo pesquisado.

B. Gráficos de histograma:

A distribuição de frequências é um agrupamento de dados em classes, de tal forma que contabilizamos o número de ocorrências em cada classe. O número de ocorrências de uma determinada classe recebe o nome de frequência absoluta. O objetivo é apresentar os dados de uma maneira mais concisa e que nos permita extrair informação sobre seu comportamento. A seguir, apresentamos algumas definições necessárias à construção da distribuição de frequências.

Observando o Gráfico III é possível destacar as seguintes informações sobre a matriz curricular dos entrevistados, em relação a indicadores sociais e gestão social:

Dos entrevistados, 80% estudaram indicadores sociais em sua graduação, enquanto 20 % não estudaram ou não responderam ao questionário.

Por outro lado, pouco mais de 60% tiveram Gestão Social, enquanto aproximadamente 40 % não estudaram ou não responderam ao questionário.

Os dados das entrevistas registrados apresentam que os conteúdos das duas áreas foram apresentados de forma muito simples, o que mostra que há uma necessidade de ser aprofundar o tema nos cursos de formação.

No gráfico IV, p. 17, “É visível, a partir desse quadro, que 80% dos profissionais reconhecem a importância dos indicadores sociais, sendo esse o primeiro passo para que eles venham a ser utilizados”, descreve a importância da estatística e dos indicadores para o serviço social.

Essa importância se dá em função de que a estatística e os indicadores para o Serviço Social serem fundamentais para que os assistentes sociais possam elaborar seu plano de trabalho.

A análise da estatística facilita a análise e a interpretação dos dados coletados, a fim de estabelecer a ligação entre os resultados obtidos na pesquisa e as propostas de intervenção.

Quando se procura analisar o trabalho do Serviço Social é preciso compreender o que ele é e a quem ele se destina.

Guerra afirma:

O Serviço Social sendo um trabalho, e como tal de natureza não liberal, tem nas questões sociais a base de sustentação da sua profissionalidade e sua intervenção se realiza pela mediação organizacional de instituições públicas, privadas ou entidades de cunho filantrópico (GUERRA, 2000, p.18).

Duas palavras merecem destaque na afirmação de Guerra. A primeira é intervenção, pois o serviço social está sempre buscando intervir em situações de perigo, a fim de orientar a pessoa ou o grupo envolvido a buscar uma alternativa para seus problemas.

A segunda é mediação. Esse termo é fundamental, pois o serviço social se coloca entre a pessoa ou grupo em crise e a assistência, seja ela praticada por um órgão governamental ou pela iniciativa privada.

No processo de trabalho a passagem do momento da pré-ideação (projeto) para a ação propriamente dita requer instrumentalidade. Requer a conversão das coisas em meios para o alcance dos resultados. Essa capacidade só pode se dar no processo de trabalho, no qual o homem mobiliza todos os recursos convertendo-os em instrumentos para alcançar seus resultados. É essa capacidade que, como instancia de passagem possibilita passar das abstrações da vontade para a concreção das finalidades (GUERRA, 2000, p. 9).

O portal Educação afirma que “o trabalho do assistente social acontece num contexto social que é caracterizado por questões sociais contraditórias e sua prática é definida a partir da questão da identificação do seu objeto que sofrerá a ação, ou seja, a questão social”.

Ao lidar com os indicadores sociais o assistente social busca identificar a situação de um grupo de pessoas ou de um serviço prestado para verificar a eficiência do que está sendo feito e o que precisa ser melhorado.

Iamamoto afirma sobre os processos de trabalho do Serviço Social:

Os processos de trabalho do Serviço social são uma matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação, meios ou instrumentos de trabalho que potenciam a ação do sujeito sobre o objeto; é a própria atividade, ou seja, o trabalho direcionado a um fim, que resulta em um produto (IAMAMOTO, 2000, p. 61-62).

Um dos trabalhos do assistente social é elaborar as pesquisas de campo para saber o que pode ser feito para melhorar a situação do grupo que deseja alcançar.

Para isso, podem ser realizadas visitas e entrevistas nas quais se procura colher o máximo de informações possíveis sobre a situação do grupo, a fim de se estabelecer as políticas de ação em favor desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com