TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais

Casos: Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

2.2 Relação entre os Indicadores Sociais e Políticas Públicas

A expressão “Indicadores Sociais” surgiu nos EUA em 1966 e foi conduzida em uma obra coletiva por Raymond Bauer e chamada Social Indicadores, sua finalidade era avaliar os impactos da corrida espacial na sociedade americana. A observação da mudança da sociedade em termos socioeconômicos, dada a precariedade dos dados existentes só pode ser contornada por Bauer e seus colegas através da construção de indicadores de caráter social, permitindo uma análise profunda do conjunto das condições sociais, políticas, teórica e econômica.

Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, utilizado para quantificar, substituir ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico ou programático, sendo um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social ousobre mudanças que estão se processando na mesma. Os indicadores sociais subsidiam atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais em diversas esferas de governo, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil, permitindo o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.

A escolha de indicadores sociais para avaliações de políticas depende de suas propriedades da finalidade a que se destinam. No modelo de avaliação das políticas públicas, a matriz de indicadores sociais deve ser necessariamente complexa, contemplando indicadores relativos às diferentes políticas setoriais, às distintas fases do processo de implementação dos programas e aos objetivos a que se destinam, cada fase do processo de formulação e implementação da política social requer o emprego de indicadores específicos, cada um trazendo elementos e subsídios distintos para o bom encaminhamento do processo.

Não podemos compreender os indicadores sociais como uma síntese apenas objetiva e inquestionável na determinação da estrutura social, dos investimentos e sua prospecção, no entanto, o uso dos indicadores sociais trás benefícios claros ao planejamento social. Um conjunto de indicadores sociais importantes, validados e confiáveis, aumenta a probabilidade de efetivação do processo implementação das políticas públicas, já que admite a percepção da realidade, a visualização das ações e a avaliação de resultados mais compreensivos. Por fim, notando a relevância dos indicadores sociais é importante também ressaltar o que Jannuzzi (2012) propõe em relação às políticas públicas: em toda atividade sociopolítica, é importante garantir a participação e o controle social, a fim de legitimá-la perante a sociedade, garantindo a implementação e potencializando a efetividade social pretendida pelas políticas públicas.

Refrências:

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas. 2012.

SANTAGADA, Salvatore. Indicadores Sociais: contexto social e breve histórico. 2012.

2.1. Quadro-síntese dos Indicadores Sociais.

Tipo de Indicador O que indica? Principais características Definição

IDH Índice que mede comparativamente a riqueza, a alfabetização, a educação, a esperança de vida, qualidade de vida a natalidade e outros fatores dos diversos países do mundo. Existem diversos níveis de IDH, que variam de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Desse modo, os países estão divididos em grupos com IDH baixo (25% dos países), médio (25%), alto (25%) e muito alto (25%). divididos em grupos com IDH baixo (25% dos países), médio (25%), alto (25%) e muito alto (25%).

É uma maneira padronizada de avaliar e medir o bem-estar de uma população, principalmente o bem-estar infantil.

Índice de Gini O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social. Quanto mais um país se aproxima do número 1, mais desigual é a distribuição de renda e riqueza, e quanto mais próximo do número 0, mais igualitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com