TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Socioligia

Ensaios: Introdução A Socioligia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  214 Visualizações

- Questão 1 , página 103 do livro “Brym, Robert. Sociologia, sua bússola para um novo mundo”.

A cultura pode ser definida como a soma de práticas, das línguas, dos símbolos, das crenças, dos valores, das ideologias e dos objetos matérias que as pessoas usam para lidar com os problemas da vida real. Isso mostra que ao nascermos já estamos inseridos em uma cultura, que aprendemos com os pais e/ou pessoas próximas. A formação da cultura foi um elemento essencial para a formação de uma sociedade, até porque uma sociedade pode ser entendida como um número de pessoas que interagem e compartilham uma cultura.

No dia a dia é perceptível a criação de elementos culturais. Como por exemplo, em minha experiência, não usar certo tipo de cor de roupa pois traria azar para a realização de algum teste. E, por pura coincidência, se eu usasse traria má sorte mesmo! Certas ocasiões nos fazem pensar de maneiras irracionais e totalmente fora dos padrões normais e aceitos pela lógica. Nunca houve o compartilhamento desse mito pessoal. Não seria uma contribuição a ser considerada de maneira que se possa entender, pois é considerada tola e irracional.

Algumas ocasiões nos levam a tirar conclusões impensáveis que acabam tornando-se uma cultura popular, pois, se originou a partir de um acontecimento próprio de um fato incomum e que por coincidência deu certo. Como exemplo disso, é usar branco no romper do ano e afirmar que trará paz naquele novo ano.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com