TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioligia

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 15
  • PROVA 01 1º Escreva como deve ser a ação educativa e lúdica do professor que trabalha com crianças da Educação Infantil. - Seu texto deve ter no mínimo 10 linhas, escrito com coerência e coesão, respeitando a norma culta.
  •  O professor ou educador dever sempre o interece de estar inovando seus conhecimentos sobre a arte de educar trazendo para a escola novas maneiras de trabalhar em sala de aula para que o aluno sinta a vontade ou interece do conhecimento. O professor deve se preocupar com o desenvolvimento de seus alunos, se o aluno estiver com problema de aprendizagem procurar saber o motivo e tentar levar a ele a solução trabalhando com várias técnicas de aprendizagem. Levando os jogos para a sala de aula vai incentivar o interece pelo apredizado e neles contem regras que ajudam as crianças saber o limite de suas brincadeiras que por meio de brincadeiras as crianças se sente mais a vontade de aprender. O professor

2º Vygotsky, autor da teoria sociointeracionista, tem uma rica contribuição teórica sobre a brincadeira e seu papel nos estágios de desenvolvimento da criança. Para ele a brincadeira preenche necessidades da criança, que satisfeitas, determinam seu avanço de um estágio para outro, porque todo avanço está conectado com uma mudança acentuada nas motivações, tendências e incentivos. Justifique esta afirmativa. -Escreva um texto de 10 linhas, no mínimo, com escrita coerente, correta, dentro dos padrões já solicitados nas atividades. Prova Unigranet Página 1/9 Para Vygotsky a criança em cada etapa  do seu desenvolvimento ela tem motivações diferentes, pois a medida que evolui as tendências para determinados tipos de brincadeiras vão sendo substituídas por outras. Conforme o nível  de desenvolvimento em que se encora e os incentivos que o meio lhe proporciona. Brincando a criança aprende e internaliza com facilidade as regras da  sociedade adulta.

 3º O educador lúdico precisa conhecer a teoria que fundamenta a ludicidade e dominar seus principais conceitos. O conceito simplificado que define claramente a "Atividade Lúdica" é:

X) a) A. Qualquer atividade espontânea da criança que resulte em alegria, diversão e prazer.

b) B. Toda ação lúdica, espontânea ou momento de criação imaginária, com representações variadas e de interação social.

c) C. O objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta.

d) D. Toda ação lúdica, sujeita à regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação de brincadeira ou jogo..

e) E. Qualquer ação lúdica dirigida pelo professor com objetivos didáticos.

 4º O professor, durante as brincadeiras, tem como papel principal as funções de: São afirmações adequadas

 (A) I e II

 (B) I e III (x)

(C) I, II e III

(D) II e IV

 (E) Todas as afirmações são corretas a)

x) I. Saber encaminhar a brincadeira ou atividade lúdica para impulsionar o desenvolvimento infantil.

x) b) II. Estar atento e observar as ações de cada criança para conhecer como brinca, do que brinca interagindo e participando da brincadeira, conhecendo suas possibilidades e dificuldades.

x) c) III. Conhecer a teoria sobre o lúdico, seus conceitos para oportunizar condições de aprendizagem nas brincadeiras e nas situações pedagógicas intencionais.

 d) IV. Determinar como será a forma de brincar, obrigando a criança a realizar.

e) V. Somente observar, evitando interagir com a criança ou prejudicar sua espontaneidade.

5º O uso dos jogos na educação ocidental esteve presente, conforme comprovam obras de muitos estudiosos e educadores, em diferentes épocas, desde a Grécia Antiga. Essa prática hoje tão estudada e difundida em obras e pesquisas foi descrita por:

  1. X)Platão - As Leis: "a formação do cidadão inicia-se na infância, com brincadeiras e jogos".
  2.  II. Rousseau - Emílio - a criança deve ser educada com os pais, em contato com a natureza.
  3. X)III. Froebel - Kindergarten, local onde as crianças deviam realizar brincadeiras criativas.
  4.  IV. Freud - estudou técnicas de jogo para o atendimento das crianças.

  1. Piaget - o jogo favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos da criança. É correto apenas o que se afirma em:
  1. - I, II e III

             ( x) b) -I, III e V  

c) -II, IV e V

 d) I, III e IV

             e) II, III e V

 6º Na Convenção sobre os Direitos da Criança foi elaborada a Carta da Assembleia das Nações Unidas, que foi ratificada por 192 países, inclusive o Brasil e tem uma frase síntese: "Brincar é um dos traços característicos da primeira infância. Por meio da brincadeira, a criança, além de se divertir, amplia suas capacidades". Esse documento foi assinado em: Assinale a data correta:

 a) A. 20 de Dezembro de 1961

 b) B. 10 de Outubro de 1958

x)c) C. 20 de Novembro de 1989

 d) D. 20 de Dezembro de 1996

 e) E. 12 de Outubro de 1988

7º O direito de brincar está definido em diferentes organismos e legislações:

 

I - No século XX surgiram muitos organismos (ONG) preocupados em defender a criança e seu direito à brincadeira. Dentre eles destacamos a Associação Internacional pelo direito da Criança Brincar (IPA), cuja frase síntese é: "Brincar é coisa séria. Brincar é aprender de forma lúdica".

X) II - O brincar como direito e necessidade da criança foi reconhecido mundialmente em 20 de Novembro de 1959, quando os 192 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram a Declaração Universal dos Direitos da Criança

 III - O direito da criança brincar, garantido em diferentes organismos internacionais e legislações brasileiras deve ser atendido pelas políticas públicas dos governantes com locais adequados nas periferias das cidades.

x) IV - O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi promulgado em 1990 e dispõe sobre a proteção integral de todas as crianças e adolescentes, incluindo no Artigo 16 o direito à liberdade e destacamos no Inciso IV: direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (129.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com