TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socioligia

Monografias: A Socioligia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

A SOCIOLOGIA

A sociologia é a parte da ciência humana que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórica metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia e foi à primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica, antes mesmo da antropologia, economia, política e psicologia.

O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem, como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados os Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divorcio; e microprocessos como relações interpessoais.

Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e, consequentemente, para o processo educacional Para Sociologia, não há técnica pedagógica neutra, todas são construídas inutilizadas em meio a valores e normas, as técnicas utilizadas em educação estão presentes nas práticas educacionais que seguem as normas e os valores sociais. As normas são as leis e regulamentos escritos e as regras estabelecidas nos grupos sociais. Os valores correspondem aos critérios de julgamento de si e dos outros; as concordâncias e discordâncias; as aprovações e reprovações que nunca são individuais e, sim, aceitas e compartilhadas na vida social.

Olhar a educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que, se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia. Sociologia da Educação é aquela disciplina acadêmica que se preocupa em reconstruir sistematicamente as relações, que existem na prática cotidiana, entre as ações que objetivam educar e as estruturas da vida social, quer dizer: a economia, a cultura, o arcabouço jurídico, as concepções de mundo, os conflitos políticos.

Portanto, toda análise e o estudo a ser realizado devem ter como base os fundamentos trazidos pelos seus iniciadores que analisaram a sociedade de sua época, a sociedade capitalista, buscando compreendê-la em suas peculiaridades, propondo caminhos teóricos interpretativos para os mais variados fenômenos sociais. Vamos “acompanhar o caminho trilhado” por alguns desses autores que iniciaram os estudos da Sociologia. Para complementar seus conhecimentos, abaixo apresento breves considerações sobre a História da Sociologia. A contribuição da Sociologia da Educação ao trabalho pedagógico abrange pelo menos nesses aspectos principais:

Irá permitir que pudéssemos entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.

Porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional.

Abrange o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa.

Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

Permite que o aluno tenha uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais.

A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos.

A escola, em sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos.

O estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

A aplicação dos conhecimentos e descobertas da Sociologia à atividade educativa, ou seja, utilização dos princípios e teorias sociológicas para tornar mais eficiente o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com