TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Trabalho Científico

Trabalho Escolar: Introdução Ao Trabalho Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O propósito deste trabalho, é ressaltar a importância da ciência; destacando sua contribuição para a compreensão dos fatos ocorridos no universo e tudo que faça parte dele, inclusive o homem e a sua evolução.

Palavras Chaves: Ciência. Método Científico.

SUMÁRIO

Resumo 03

Sumário 04

Introdução 05

Definição de Ciência e Método Científico 06

A diferença entre Citação Direta e a Citação Indireta e os seus respectivos exemplos 07

A caracterização dos passos para a elaboração de um Projeto de Pesquisa 08

09

A relação de todos os elementos que devem constar em um Projeto de Pesquisa 10

11

Conclusão 12

Referências 13

INTRODUÇÃO

A Ciência é o estudo do universo e de tudo que encontra-se nele. As pessoas que trabalham com a ciência, são chamadas de cientistas. A forma de trabalhar dos cientistas ( e de estudar tudo que existe no universo), chama-se método científico.

DEFINIÇÃO DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO

A ciência é frequentemente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemáticos; é um sistema integrado, construído de modo ordenado, onde cada fato, lei, teoria, princípio, etc. suporta outros fatos; mas não é apenas uma mera acumulação de informações, pois o conhecimento científico é dinâmico e não estático, sempre a procura de um elemento adicional; Em verdade, ela é relativa e temporal, nunca absoluta e final. Em contraste com muitos sistemas filosóficos e ideológicos, se caracteriza como um sistema aberto de ideias, cresce constantemente, descartando noções errôneas ou inúteis, substituindo-as por outras mais corretas e úteis. Visa a compreensão do mundo que vivemos e dos outros que estão no espaço; esta fundamentada no método de aproximação do mundo empírico, isso é, do mundo suscetível de experiências.

Partindo do pressuposto que a ciência é o conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais, e, que, a geração de conhecimento se faz através da pesquisa ou da investigação, seguindo etapas, utilizando métodos que visam a compreensão dos fenômenos de forma que a razão e o alcance de predições exatas possam ser constantemente aumentadas, em um processo lógico de investigação para a solução de problemas e a busca de respostas, livres de crenças, percepções, valores, atitudes e emoções pessoais.

DIFERENÇA ENTRE CITAÇÃO DIRETA E CITAÇÃO INDIRETA E SEUS RESPECTIVOS EXEMPLOS

Antes de diferenciar vamos conceituar : Citação é a menção de uma informação extraída de outras fontes. Em um trabalho acadêmico, indicar de onde foram extraídas as informações é antes de tudo, dar créditos aos autores pesquisados, respeitando assim a lei dos direitos autorais.(Lei de 9.610 de 1988). Há duas maneiras de fazermos citações, a primeira: Transcrição Literal, mais conhecida como citação direta ou textual. As informações são produzidas através das próprias palavras do autor do texto citado; em até três linhas, são consideradas curtas, destacadas por duas aspas; a partir de quatro linhas, são longas e a identificamos pelo recuo de 4 centímetros da margem esquerda, pela letra diminuída, a ausência das aspas e a utilização de espaços simples e entrelinhas a exemplo: “Ciência discutível, não é, pois, aquela descartável, mas a que merece ser questionada, tanto porque surge do questionamento , como porque se mantém científica pelo autoreconstrução constante”. (DEMO, 2010,p.320). A segunda: Transcrição paráfrase , também conhecida como citação indireta ou livre, diferencia-se da primeira, pois as ideias e informações, são reproduzidas sem as próprias palavras do autor do texto citado, não se usa: aspas, o números de paginas é opcional, apenas cita-se a fonte de onde o texto foi extraído a exemplo: DEMO (2010,p.30) enfatiza que a ciência visa á compreensão do mundo em que o homem vive, o conhecimento de modalidade. Assim ela é fundamentalmente um método de aproximação do mundo empírico, isto é, do mundo suscetível de experiência pelo homem.

A CARACTERIZAÇÃO DO PASSOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROCESSO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa, é um plano do trabalho que se pretende realizar e nele respondemos a uma série de perguntas tais como: O que iremos fazer, como, quando, onde, entre outras...São as respostas a estas indagações, que constituem os passos básicos para a elaboração e conclusão do mesmo e seguem abaixo discriminados:

Tema e Título: Define o assunto a ser pesquisado.

Justificativa: Justifica a importância do projeto, as contribuições que o mesmo trará para sociedade ou a um público específico, os motivos que levaram o pesquisador a escolher o tema e o que o qualifica para o trabalho de pesquisa.

Problema: É preciso ter uma ideia clara do problema , pois os questionamentos serão baseados nas perguntas e nas dúvidas que o pesquisador visa solucionar com a pesquisa.

Formulação de hipóteses: São possíveis respostas do problema da pesquisa que induzem a busca de outras informações a partir da observação do fenômeno a ser estudado, juntamente com suas características; podendo ser medidas, descritas ou explicadas.

Objetivos: Objetiva especificar o que se pretende com a proposta apresentada, e quais as metas a alcançar. Na formulação de um objetivo são usados os seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com