TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KARL MARK

Artigos Científicos: KARL MARK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista /UNIP

KARL MARX

Trabalho referente á Disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, desenvolvido sob orientação da professora, .

Alunos: _____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

Caruaru 2014

Biografia de Karl Marx

Nascido em 05 de Maio de 1818 Tréveris Alemanha, Marx foi o segundo dos noves filhos, de uma família de origem judaica de classe média, da cidade de Tréveris, na época no reino da Prússia. Sua mãe, Henriette Pressburg (1788-1863),era judia holandesa e seu pai Herschel Marx (1777-1838),um advogado e conselheiro de justiça.

Herschel descende de uma família de rabino, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas á presença de membros de etnia judaica no serviço público, quando Marx ainda tinha seis anos, seus irmãos era Sophie(1816-1886), Hermann(1819-1842),

Henriette (1820-1845),Louise (1821-1893), Emilie(1824-1888-adotada por seus pais),Caroline (1824-1847),Eduard (1826-1837). Em 1830, Marx iniciou seus estudos no liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris, ano que eclodiram revoluções em diversos países europeus.

Ingressou mais tarde na universidade de Bonn para estudar direito, transferindo-se no ano seguinte para a universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor em Berlim, Marx ingressou no clube dos doutores, que era liderado por Bruno Bauer. Ali perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos jovens hegelianos. Seu pai faleceu neste mesmo ano.

Em 1841, obteve o título de doutor em filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da Filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro. Impedindo de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se em 1842,redator-chefe da gazeta renana (Rheinische Zeitung),um jornal da província de colônia, conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal. Karl Heinrich Marx morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios.

Teoria de Karl Marx

Segundo Marx, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção. Os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência. Nascia assim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção. Não é essa, porém, para Marx, a característica essencial do sistema capitalista, mas precisamente a apropriação privada dessa mais-valia. A partir dessas considerações, Marx elaborou sua crítica do capitalismo numa obra que transcendeu os limites da pura economia e se converteu numa reflexão geral sobre o homem, a sociedade e a história.

Obras de Karl Marx

Dedicando-se ao jornalismo, escrevia critícas violentas ao regime prussiano. Isolado em Paris, Marx entrou em contato com nascente movimento operário francês e conheceu Friederich Engel que escreveram a situação das classes trabalhadores da inglaterra logo escreveram a sagrada família (1845) e a ideologia alemã nesta última obra é exposta pela primeira vez a teoria do materialismo histórico a base da obra marxista.

Vivendo quase na miséria, Marx dedicou-se ao estudo e a organização movimento operário nesse tempo, produziu suas principais obras entre elas. O capital essa obra é uma critíca ao sistema capitalístico e Marx procura pelo o que seria as possíveis soluções para a extinção da pobreza e a inauguração de uma sociedade mais justa.

As Leis de Desenvolvimento do Capitalismo

Marx desvenda as leis do desenvolvimento do capitalismo e também de natureza humana que move o atual modo de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com