TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx - Capitalismo

Por:   •  7/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

             

Com a analise feita do livro Um Toque De Clássicos, entende-se melhor a forma critica de Karl Marx sobre o assunto do capitalismo, assim ele afirma que o trabalhador é explorado pelo patrão, o trabalhador só tem importância quando estão dando lucros para empresa ou na economia politica, o salário serve para manter o trabalhador como qualquer outro instrumento produtivo, quando o homem sente necessidade tudo é à base do dinheiro e isso exige mais sacrifícios e dependências. Exemplo disto é a empresa que produz objetos, explora seu trabalhador para produzir cada vez mais e para vender mais manipulam propagandas na mídia, fazendo com que o consumidor queira aquele objeto.

            Marx acreditava que as necessidades da sociedade iam tornarem-se insubstituíveis e indispensáveis, tudo para a empresa privada obter mais lucros. Marx diz também que tudo isso é a alienação, o trabalhador fica escravo e dominável: “com a massa de objetos cresce, portanto, o reino dos seres alheios aos quais o homem está submetido, e cada novo produto é uma nova potenciando recíproco engano e da reciproca exploração. O homem, enquanto homem, faz-se mais pobre, necessita mais do dinheiro para apoderar-se do ser inimigo” o homem passa a ter valor pelo o que tem e não o que é.

           É notável no século XXI crescente valorização pelas “coisas”, só somos felizes quando satisfazemos nossas necessidades, desejos, o homem está em uma corrida desesperada pelo ser, pelo ter, pelo parecer. A tecnologia vem sendo a grande disputa entre os homens, todos somos forçados a ter o melhor celular, melhor tablete, que está no mercado. Sendo assim os objetos falam por nós, e diz quem somos. Quanto mais adquirimos mais nos tornamos felizes, mas para adquirir é preciso de muito trabalho, correr contra o tempo para ganhar mais dinheiro, e falta tempo para aproveitar os prazeres da vida. E ser uma maquina de atividades é um dos problemas do capitalismo, pois podem trazer grandes prejuízos para a sociedade, como o esgotamento físico e psíquico.

         Outro problema que vivemos hoje e não percebemos é a grande influencia dos meios de comunicação que mudam nosso modo de pensar, e o que é preciso ter para fazermos parte da sociedade, e isso bloqueia nossos pensamentos sobre os problemas realmente importantes. A mídia influencia também, até no modelo ideal de mulher e de homem, exemplo: tem que ser magra (o), ser famosa (o), ter dinheiro enfim entre outras características.

         O sistema capitalista é injusto principalmente com as classes menos favorecidas economicamente segundo Marx: “As camadas médias, o pequeno comerciante, o pequeno industrial, o artesão, o camponês, todas elas lutam contra a burguesia para salvar sua existência, enquanto camadas médias, da ruína”. A desigualdade social é uma das características do capitalismo pela diferenciação da economia de pessoas e pessoas, porque as classes são divididas e existe a classe dominante.

         A pobreza, a fome, é um dos principais problemas que enfrentamos hoje, e para Marx a principal solução seria a implantação do socialismo, e só seria resolvida se todos fossem em busca e não só por algumas classes sociais, assim começa a luta pelas classes e o proletariado é o principal agente transformador da sociedade capitalista, ele diz que o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária e conservadora. E assim começa a luta pelo indispensável. A desigualdade social não é só apenas em questão da miséria, mas sim desigualdade cultural.

        A mercadoria do sistema capitalista tem como principal objetivo satisfazer as necessidades do homem, então a mercadoria só tem valor quando ela é mais consumida se não ela nem existe, quanto mais esse produto é consumido maior é o conteúdo isso se chama de valor de uso, mas a mercadoria também tem o seu valor de troca que significa que o valor da mercadoria depende do tempo do trabalho socialmente necessária.

       O salário deveria satisfazer o trabalhador fazendo com que ele produza mais e o deixe mais contente, fazendo com que o motive para aumentar o crescimento econômico, valorizar o trabalhador através da educação, fazendo com que o segure dentro da empresa, pois sabemos que hoje está crescendo a busca por pessoas qualificadas o que gera mais desigualdade social em questão do salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com