TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx Ciências Sociais

Por:   •  1/5/2017  •  Exam  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1

Marx e Engels começam o texto do Manifesto Comunista com a frase: “A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes”. Para demonstrar isto, os autores retomam as classes existentes desde a Roma Antiga e passando pela Idade Média para mostrar como a sociedade vinha se dividindo em duas grandes classes opostas – a burguesia e o proletariado.

A partir disto, eles mostram como essas classes evoluíram ao longo da história. Aos burgueses é destacado o papel revolucionário, sendo responsáveis pelo fim da ordem feudal, do poder monárquico e religioso. Com o intuito de impor os seus interesses, a burguesia “converteu o médico, o jurista, o padre, o poeta e o homem da ciência em trabalhadores assalariados”. Entretanto, com o seu desenvolvimento, a burguesia cria as armas para o seu fim. À medida que a classe burguesa cresce, cresce também a classe operária.

Desde o momento em que surge, o proletariado luta com a burguesia. Entretanto, a luta inicial é contra os restos da antiga ordem social, a monarquia. Com o desenvolvimento industrial, a classe operária “concentra-se em massas cada vez maiores, se fortalece e toma consciência disso”. A partir disso, os trabalhadores unem-se em grupos, os sindicatos, contra os burgueses. E este é o cenário da época estabelecido para a luta de classes.

Capítulo 2

Em seguida, os autores abordam a posição dos comunistas em relação aos proletários em geral. A visão dos interesses gerais do movimento fica definida como o principal diferencial dos comunistas. Porém, deixa-se bem claro que “o objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os outros partidos proletários: constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado”. Além disso, eles resumem a teoria comunista em uma frase: “abolição da propriedade privada”. E explicam que esta frase não quer dizer a propriedade em geral, mas sim a burguesa.

Após isto, eles esclarecem todos os argumentos utilizados pela oposição contra o comunismo, como salário, propriedade, família, educação, mulheres, pátria e nacionalidade. E, para finalizar o capítulo, eles trazem uma lista de medidas para a implementação do comunismo na sociedade. Os autores também afirmam que, após a posse do proletariado como classe dominante, serão extintas as condições que geram antagonismos de classe e, por fim, as próprias classes em geral.

Capítulo 3

Neste capítulo, Marx e Engels criticam três tipos de socialismo: o socialismo reacionário; socialismo conservador ou burguês; socialismo e comunismo crítico-utópico.

Para o primeiro, via-se um ponto de vista burguês e com o intuito de preservar os métodos de produção e troca. “Para atrair o povo, a aristocracia hasteou, à guisa de bandeira, a sacola dos mendigo. Mas, assim que ocorreu, o povo percebeu que suas costas estavam ornadas com os velhos brasões feudais e dispersou-se às gargalhadas”.

No segundo caso, havia apenas um caráter de reforma. “Essa escola socialista não tem em mente a abolição das relações burguesas de produção, que só pode ser realizada pela revolução, mas reformas administrativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com