TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEIES BIBLIOMÉTRICAS

Seminário: LEIES BIBLIOMÉTRICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

LEIS BIBLIOMETRICAS

Referência

SANTOS, R. N. M. Leis Bibliométrica. Estudos métricos da informação. 2014. Disponível em: <https://sites.google.com/site/estudosmetricosinfo/home/ativida deleisbibliometricas >. Acesso em: 06 de Jan de 2014.

Resenha

O autor, de forma bastante didática, se atém a esclarecer alguns fatores da bibliometria, explicando e exemplificando que a biometria é um conjunto de leis e princípios que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da Ciência da Informação (CI), proveniente da necessidade de estudar e avaliar as atividades de produção e comunicação científica. Desta forma, pode-se entender a bibliometria como uma “técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”.

O autor chama atenção para os conceitos fundamentais da bibliometria que é definido pelo mesmo como sendo dois: O núcleo (core) e a dispersão (scatter). O autor afirma, embora uma grande parte dos elementos bibliográficos ainda não tenha sido objeto de estudos e modelização, que é possível dizer de forma bastante contundente que todos os elementos seguem os tipos de representação na forma de “núcleo” (representado pelo grupo de elemento que aparece com as maiores frequências) e de dispersão (que representa os inúmeros e outros elementos com baixa frequência com relação ao conjunto de referências bibliográficas estudadas).

Porém, dentro do conjunto de leis que compõe o estudo a cerca da bibliometria o autor destaca três como principais, que são: A Lei de Bradford, baseada na produtividade de periódicos; A Lei de Lotka baseada na produtividade científica de autores e a Lei de Zipf com base na frequência de palavras. Identificando assim, que os estudos bibliométricos são mais complexos do que apenas um “levantamento estatístico puro e simples”, mas pelo contrário, afinal o mesmo amplia-se para análises mais complexas e também diversificadas, tornando-se uma ferramenta de grande utilidade para a CI.

Portanto, pode-se concluir, que a bibliometria, como já citado anteriormente, é um conjunto de leis e princípios empíricos que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da ciência da informação, onde podemos afirmar, conforme discorre o autor, e assim corroborando com o mesmo, que a bibliometria contem um campo de estudos que aplica métodos estatísticos e matemáticos quantitativos para analisar e descrever o curso da comunicação escrita de uma determinada área ou disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com