TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laplantine Monografias: Laplantine Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento – F. Laplantine,Aprender Antropologia, 2003,editora Brasiliense,15ª edição

Introdução

O Campo e a abordagem Antropológica

O estudo do homem pelo homem é uma reflexão tão antiga quanto a humanidade. Mas foi no final do século XVIII que começou a se construir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento (antropologia).

O conceito homem não podia ser esboçado, enquanto regiões da humanidade permanecessem inexploradas. Mas foi uma pequena região do mundo que o estudo científico começou (Europa) e isso trouxe consequências importantes.

As primeiras sociedades estudadas pelos antropólogos eram longínquas com dimensões restritas e que tiveram pouco contato com grupos vizinhos, com a tecnologia e especializações das atividades e funções sociais inferiores a nossa, porém permitirão a compreensão da nossa organização social que era bem mais complexa.

Foi necessário décadas de investigação em populações não ocidentais para elaborar ferramentas que possibilitassem a coleta de mais informações e observações.

No inicio do século XX a antropologia entra em uma crise de identidades, pois percebe que seu objeto de estudo está desaparecendo (as sociedades primitivas) e uma questão foi levantada; Seria a morte desse estudo? A resposta veio em três itens: O antropólogo aceita a morte, sai em busca de outra área de investigação ou fariam uma abordagem epistemológica, que não exclui o 2° item. É essa 3ª via que será desenvolvida esses temas, pois a antropologia é um olhar, um enfoque que consiste em: a) O estudo do homem inteiro; b)Nas sociedades em todos os seus estados e épocas.

O estudo do homem inteiro

O estudo antropológico terá uma abordagem de todas as dimensões do ser humano em sociedade e serão observados diretamente acumulando dados e aperfeiçoando técnicas de investigação, esse estudo não pretende fragmentar o homem, sendo assim a antropologia tem cinco principais áreas que não podem passar desapercebida para o pesquisador, são elas:

A antropologia biológica- Que consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo.

A antropologia pré-histórica – Que consiste no estudo do homem por meio dos vestígios materiais enterrados no solo.

A antropologia linguística – Que consiste no estudo da linguagem humana que evidencia todo o patrimônio cultural de uma sociedade.

A antropologia psicológica – Que consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.

A antropologia social e cultural, ou etnologia – Que consiste tudo a respeito de uma sociedade: seus modos de produção econômica, técnicas, organização política e jurídica, sistemas de parentescos, de conhecimentos, suas crenças religiosas dentre outros.

A intenção dessa classificação é mostrar a correlação que existe entre esses temas, que é o olhar que o antropólogo deve ter do seu objeto de pesquisa que é o homem, mas o homem em sua totalidade.

O estudo do homem em sua totalidade

A antropologia não é somente uma sociedade, ela é o estudo de todas as sociedades humanas, inclusive a nossa, ou seja, culturas da humanidade como um todo em suas diversidades históricas e geográficas.

O homem tem uma aptidão praticamente infinita para inventar modos de vida e formas de organização social com uma diversidade incrível. A antropologia consiste, portanto, no reconhecimento, conhecimento e também compreensão de uma humanidade plural. Esse novo olhar epistemológico é uma revolução, pois quebra com a ideia de um “centro do mundo”, com a descoberta da alteridade permite-se a relação de identificar a pequena província de humanidade com a humanidade que é rejeitada do “selvagem” fora de nós mesmos e romper igualmente com o humanismo clássico que também consiste na identificação do sujeito com ele mesmo.

O pensamento antropológico considera que uma população adulta deve aceitar que seus membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com