TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender Antropologia – François Laplantine – O século XVIII: a invenção do conceito de homem

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  3.660 Visualizações

Página 1 de 2

Aprender Antropologia – François Laplantine – O século XVIII: a invenção do conceito de homem

Durante toda a historia, o conceito de homem foi se moldando, de acordo com o tempo. A construção de um saber não somente baseado nas crenças, mas o começo de um pensamento racional, que se espelhava em observações do comportamento do ser e do ambiente. Este processo, da criação do estudo do homem, sua própria existência e, suas relações de produção com o meio em que vive, marcam o inicio de um período muito importante para a historia. Apesar do conceito de homem, da época do Renascimento e Iluminismo ainda se manter bastante presente na sociedade moderna, é evidente que agora este conceito deixou de ser antropomórfico e passou a ser coletivo. A observação agora são feitas, de acordo com o conjunto de indivíduos que pertencem a uma sociedade e, esta sociedade, enquadrada em uma cultura especifica. Apesar da do estudo antropológico ganhar muita evidencia a partir do século XVIII, ainda necessitava de aprimoramentos para criar um discurso próprio, independente da teologia ou ate mesmo da filosofia, para poder aplicar o conceito único de homem. Este passo primordial vem a acontecer justamente no século XIX com a criação do evolucionismo.

A tão esperada autonomia chega logo no século seguinte. A antropologia toma forma no século XIX com a chegada da ciência. O estudo do homem agora é feito de maneira diferente, analisando-o não somente por fora, mas seus componentes também. As sociedades ganham estrutura, com o estudo da economia e da política. Com isso é definida uma antropologia que estuda uma espécie humana que, evolui de formas diferentes, de acordo com a estrutura sociológica em que vivem.

Ao mesmo tempo em que se atinge um nível de evolução grande em relação aos séculos anteriores, as sociedades começam a questionar o porque de algumas sociedades serem mais arcaicas que outras. E assim, os problemas com o pensamento evolucionista vão surgindo, a partir do momento em que a apresentação de teses, é mais importante que a comprovação da veracidade das mesmas.

Apesar de todos os problemas enfrentados, o evolucionismo foi imprescindível para que mais tarde a antropologia cientifica propriamente dita fosse criada, deixando para trás todos os paradigmas do estudo antropológico do século XIX, para a criação de um modelo organizado do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com