TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legado De Reconceituação

Dissertações: Legado De Reconceituação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

2. - O legado da reconceituação.

Esse histórico não fertilizou somente o serviço social. Em outros termos o pensamento social latino-americano busca reconciliar-se com sua própria historia.

Os impulsos inovadores chegam a igreja católica, as universidades com marcante presença do movimento estudantil.

O serviço social é sensibilizado pelos desafios da pratica profissional, sua resposta é o movimento de reconceituação que perfilou-se desde o seu inicio como movimento de denuncia - de autocrítica e de questionamentos societários . Que tinha como busca a invenção de um novo Serviço social latino americano. O movimento se molda repleto de diversidades. E estas se manifestam não somente na construção da critica e propostas, mas como também na criação de um Novo serviço social.

Dentre as preocupações fundamentais, salienta-se em primeiro lugar o conhecimento e a busca de compreensão dos movimentos peculiares do desenvolvimento latino-americano em sua relação de dependência com os países cêntricos, para a contextualização histórica da ação profissional. Finalmente as preocupações anteriores se canalizam para a reestruturação da formação do profissional, articulando ensino, pesquisa e prática profissional.

Ocorre, entretanto, que o tipo de aproximação do Serviço social com o universo marxista, originou alguns equívocos que marcaram acentuadamente nossa profissão.

Faz-se importante situar que essa influência iniciou-se num contexto extremamente desfavorável ao livre debate; a ditadura militar estava atenta àquelas ideias e práticas sociais que fossem discordantes do status quo de então. As idéias e conceitos de Marx foram conhecidos através de manuais de divulgação do marxismo oficial; foi via o filtro da prática político-partidária que o marxismo passou a influenciar o Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com