TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada: O Legado do Funcionalismo

Seminário: Psicologia Aplicada: O Legado do Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia Aplicada: A herança do Funcionalismo

A psicologia evoluiu e prosperou nos Estados unidos. Seu entusiasmo desenvolvimento entre 1880 e 1900 foi um marco na história da ciência.

• Em 1880, não existia laboratórios nos Estados Unidos. Em 1900, existia 41 e eram bem mais equipados do que os alemães.

• Em 1880, não existia publicações americanas especializadas em psicologia, em 1895, existiam três.

• Em 1880, para estudar psicologia, os americanos tinham de ir para a Alemanha, em 1900, a maioria optava pelos programas de pos-graduação doméstico, nessa época já havia cerca de 40 programas de doutorados nas universidades dos Estados Unidos.

• De 1892 a 1904, foram concedidos mais de 100 títulos de PH.D em psicologia, número superior ao de outras ciências, perdendo apenas para a química, a zoologia ea física.

• Em 1910, mais de 50% de todos os artigos de psicologia publicada foram escritos em alemão e somente 30% em inglês. Em 1933, 52% dos artigos publicados em inglês e apenas 14% em alemão.

• A publicação britânica Who’s Who in Science, de 1913, a afirmava que os Estados Unidos dominavam o campo da psicologia e contavam com os principais psicólogos do mundo (84) , número maior que o de alemães, ingleses e franceses somados.

Passados poucos mais de 20 anos do início da psicologia na Europa, os psicólogos americanos assumiram indiscutível liderança na área.

A Psicologia fez sua estreia de um ávido público na Feira Mundial de Chicago, em 1893. Em um programa semelhante ao do laboratório antropométrico de Galton, na Inglaterra, os psicólogos organizaram exibições de equipamentos de pesquisas e um laboratório de testes onde o visitante podia ter medida sua capacidade sensorial mediante o pagamento diante de uma pequena taxa.

Uma exibição mais ampla foi montada em 1904, na feira comercial de Louisiana, em St. Louis, Missouri, que contou com a participação de várias estrelas e alguns dos principais conferentistas da época.

Assim os Estados Unidos acolheram a psicologia com grande entusiasmo e rapidamente a introduziram nas salas de aulas das universidades e no cotidiano das pessoas.

As Influencias econômicas na Psicologia Aplicada

Embora o Zeitgeist americano, o espirito intelectual e o temperamento da época, ajudasse a impulsionar o surgimento da psicologia aplicada, outras forças contextuais mais praticas também foram responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Em 1912, C.A. Ruckmick realizou uma pesquisa entre os psicólogos dos Estados Unidos e concluiu que a psicologia nas faculdades e universidades estavam desvalorizadas, apesar de sua popularidade entre os estudantes. Os cursos contavam com poucos recursos e os laboratoros eram mal equipados, com poucos perspectivas de melhoria. Havia a sensação que para melhorar o orçamento dos departamentos e os salários dao corpo docente era demonstrado aos administradores e políticos que a ciência da psicologia era capaz de ajudar a curar os males da sociedade. A solução era clara, valorizar a psicologia, aplicando-a. As matriculas nas escolas públicas aumentavam significadamente e, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com