TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legalidade x legitimidade

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Ruan Carlos Lima Alves

Fichamento: Legalidade e Legitimidade do poder Politico (BONAVIDES, Paulo. Ciência Política 10 ed. Malheiros. São Paulo:2009)

O Estado usa do poder de coerção para impor suas vontades sobre a sociedade, para que assim possa ter um certo tipo de controle sobre a vida de todos os indiviuos na qual ha constituem. Contudo, o seu poder deve seguir alguns principios devendo eles serem legitimos , legais, soberano, e deve ser divido em três funções que exerce, ou seja, o poder de criar leis usando de principios supracitados anteriormente; fiscalizar o cumprimento dos mesmos e executa-los.

O Estado sempre deve atuar de acordo com as leis nas quais devem atender a vontade do povo em se sentir seguro sobre todas as suas ações, fazendo com que se sintam protegido pelo o poder absoluto daquele que governa. Entretanto, o autor mostra que uma possivel discriminação complexa e equivocada da legalidade e da legitimidade do poder pode levar o Estado a varias crises como o nazismo.

A legalidade nos sistemas políticos exprime basicamente a observância das leis, isto é, o procedimento da autoridade em consonância estrita com o direito estabelecido . Já a legitimidade tem exigências mais delicadas, visto que levanta o problema de fundo, questionando acerca da justificação e dos valores do poder legal. A legitimidade é a legalidade acrescida de sua valoração. É o critério que se busca menos para compreender e aplicar do que para aceitar ou negar a adequação do poder às situações da vida social que ele é chamado a disciplinar.

A legalidade e legitimidade são condições essenciais do poder do Estado. O princípio de legalidade nasceu do anseio de estabelecer na sociedade humana regras permanentes e válidas , ja nos conceitos de legitimidade entram as crenças de determinada época, que presidem à manifestação do consentimento e da obediência.

  • O princípio da legalidade e da legitimidade.

A legalidade nos sistemas políticos exprime basicamente a observância das leis, traduz a noção de que todo poder estatal deverá atuar sempre deconformidade com as regras jurídicas vigentes. Já a legitimidade tem exigências mais delicadas, visto que levanta o problema de fundo, questionando acerca da justificação e dos valores do poder legal. No conceito de legitimidade entram as crenças de determinada época, que presidem à manifestação do consentimento e da obediência.

  • Como se formou o princípio da legalidade e a espécie de legitimidade que esse princípio procurou estabelecer

O princípio de legalidade nasceu do anseio de estabelecer na sociedade humana regras permanentes e válidas, e que protegesse os indivíduos de uma conduta arbitrária e imprevisível da parte dos governantes. O objetivo era alcançar um estado geral e de confiança.

  • Os fundamentos sociológicos da legitimidade.

Segundo Vedei, “chama-se princípio de legitimidade o fundamento do poder numa determinada sociedade, a regra em virtude da qual se julga que um poder deve ou não ser obedecido". A legitimidade se torna uma noção puramente relativa e contingente, cujo conteúdo depende das crenças efetivamente espalhadas num certo momento, em determinado país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com