TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMITES DA LEGALIDADE E LEGITIMIDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM FACE AO ESTADO

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.338 Palavras (14 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SÃO LUÍS

-TRABALHO ACADÊMICO DO PRIMEIRO BIMESTRE-

LIMITES DA LEGALIDADE E LEGITIMIDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM FACE AO ESTADO

JABOTICABAL – SP

2015

SUMÁRIO

  1. LEGALIDADE E LEGITIMIDADE DO PODER POLÍTICO -------------------- 3
  1. CONCEITO DE LEGALIDADE --------------------------------------------- 3
  2. CONCEITO DE LEGITIMIDADE ------------------------------------------- 3

  1. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE NO DIREITO ADMINISTRATIVO ---------- 4
  1. OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA ----------------------- 5

3.1-        DOMINAÇÃO LEGAL -------------------------------------------------------- 5

3.2-        DOMINAÇÃO TRADICIONAL --------------------------------------------- 5

3.3-        DOMINAÇÃO CARISMÁTICA --------------------------------------------- 6

  1. A LEGALIDADE DIANTE O DIREITO CONSTITUCIONAL ----------------- 7

4.1-        PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E DA RESERVA LEGAL ------------- 7

  1. LEGALIDADE TRIBUTÁRIA DIANTE À CONSTITUIÇÃO DE 1998 ------ 8

5.1-        PRINCÍPIOS VETORES DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA ----------- 8

  1. OS LIMITES DA LEGALIGADE E LEGITIMIDADE --------------------------- 9

6.1-        LIMITES DA LEGALIDADE ------------------------------------------------ 9

6.2-        LIMITES DA LEGITIMIDADE --------------------------------------------- 9

  1. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------- 10

  1. BIBLIOGRAFIA ----------------------------------------------------------------------- 11

 

1-                LEGALIDADE E LEGITIMIDADE DO PODER POLÍTICO

Antes de discutirmos à respeito dos limites da Legalidade e Legitimidade na Constituição Federal em face ao Estado, primeiramente, é preciso entendermos alguns princípios dos campos desses dois fenômenos: Legalidade e Legitimidade. Assim, nosso conhecimento se expandirá, criando bases para aprofundarmos no tema proposto por esse trabalho acadêmico.

  1. Conceito de Legalidade

Quando ouvimos a palavra legalidade, logo nos vem à mente a palavra legal, que por sua vez, transmite um significado de Lei. Desse modo, já temos uma ideia que legalidade é baseado em regras, na lei.

Assim, podemos descrever que a legalidade fundamenta-se na observância da leis, ou seja, se comporta perante a lei. Segundo Bonavides: “Cumpre pois discernir no termo legalidade aquilo que exprime inteira conformidade com a ordem jurídica vigente.” Em outras palavras, o Poder Estatal age conforme as regras, ou seja, segundo as normas.

A Constituição exerce para o desenvolvimento do governo do Estado, pois suas normas são a base sobre a qual aplica tanto o exercício do poder como a competência dos órgãos estatais.

A legalidade supõe o mecanismo das instituições e dos atos da autoridade, respeitando as normas jurídicas vigentes e a hierarquia das normas, que vão dos regulamentos, decretos e leis ordinárias até a lei máxima e superior, que é a Constituição.

O conceito de legalidade se estabelece num domínio formal, técnico e jurídico. E o Estado nunca pode ir contra as leis da Constituição, deixando claro que as normas serão realmente utilizadas.

  1. Conceito de Legitimidade

Já a palavra legitimidade nos transmite uma ideia de algo legítimo, que significa legal, ou seja, a legitimidade também depende de normas, porém veremos que há mais observâncias nesse respeito.

Uma característica bem importante da legitimidade é o apoio popular que o Estado dispõe, assim o poder estatal tem o auxílio, o consenso da população.

Conforme Paulo Bonavides, a legitimidade abrange algumas exigências mais delicadas, pois leva o problema a fundo, discutindo á respeito da justificação e dos valores do poder legal. Então, ela gira em torno da aceitação ou da negação para a adequação do poder, de acordo com as posições da vida social.

No conceito de legitimidade penetram os costumes de determinada época, que denotam a manifestação do consentimento e da obediência.

2-                PRINCÍPIO DA LEGALIDADE NO DIREITO ADMINISTRATIVO

De acordo com Celso Mello, este é o princípio capital para a configuração do regime jurídico-administrativo. Com efeito, o conceito da legalidade é específico do Estado de Direito, é justamente aquele que o qualifica e que lhe dá a identidade própria. Por isso mesmo é o princípio basilar do regime jurídico-administrativo, já que o Direito Administrativo (pelo menos aquilo que como tal se concebe) nasce com o Estado de Direito: é uma consequência dele. É, em suma: a consagração da ideia de que a Administração Pública só pode ser exercida na conformidade da lei e que, de conseguinte, a atividade administrativa é a atividade sublegal, infralegal, consistente na expedição de comandos complementares à lei.

Vale atentar para o fato de que a legalidade á tradução jurídica de um propósito político: o de submeter os exercentes do poder em concreto – o administrativo – a um quadro normativo que embargue favoritismos, perseguições ou desmandos.

Instaura-se o princípio de que todo poder emana do povo, de tal sorte que os cidadãos é que são proclamados como os detentores do poder. Os governantes nada mais são, pois, que representantes da sociedade. O art. 1°, parágrafo único, da Constituição dispõe que: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Desse modo, o princípio da legalidade é o da completa submissão da Administração às leis. Esta deve tão-somente obedecê-las, cumpri-las, pô-las em prática.

Entretanto, o princípio de legalidade, como é óbvio, tem, em cada país, o perfil que lhe haja atribuído o respectivo Direito Constitucional. Assim, em alguns será escrito, ao passo que em outros possuirá certa flexibilidade, da qual resulta, para a Administração, um campo de liberdade autônoma, que seria juridicamente inimaginável ante nossas Constituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com