TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Wagner

Trabalho Escolar: Lei De Wagner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 2: O texto disponibilizado na pasta de material complementar apresenta um estudo comparativo sobre a carga tributária no Brasil com diversos países e estabelece uma relação entre estas cargas tributárias e o IDH. Analise o texto à luz dos conceitos estudados nesta unidade, em especial a Lei de Wagner.

De acordo com as premissas da Lei de Wagner, se não houver um aumento da administração estatal na economia, não há um crescimento econômico. Ou seja, a partir do aumento da industrialização e da urbanização os Estados devem intervir ainda mais na as atividades econômicas, visando facilitar as negociações e minimizando conflitos.

Essas premissas foram dispostas em muitos governos populistas e aplicadores do Estado do Bem-Estar Social (Welfare State), onde o Estado merece atuar sempre para o desenvolvimento econômico.

No Brasil, o reflexo da Lei de Wagner foi visto nos últimos 20 anos, onde os Governos Federais souberam fazer a interação programática de fatores sociais e econômicos. Tais programas sociais permitem um aumento no poder de compra, possibilitando uma gradativa evolução no consumo. Levando em consideração que os beneficiários vivem em localidades pobres, estes produtos não são adquiridos em grandes redes, mas sim, em pequenas mercearias e comércios locais.

Nestas mercearias, os novos consumidores trarão maior expectativa de ganhos, podendo vir gerar empregos, com o movimento econômico. Esta geração de empregos reflete substancialmente entre o dono da mercearia e os funcionários, que terão condições de comprar em outras lojas, tornando um ciclo de desenvolvimento econômico e social.

O foco destes programas é a melhoria das condições de vida da população Para isso, as condicionantes exigem a presença dos infantes nas escolas, contribuindo, sobremaneira para a melhoria na educação, e consequentemente na saúde, pois, as pessoas beneficiárias têm a obrigação te manterem-se com vacinações em dia. Com uma orientação educacional e de saúde mínimas, as pessoas mantém-se mais saudáveis, e menos dependente do Sistema de Saúde implantados pelos governos.

Com todos estes efeitos, haverá uma gradual formação de cultura, gerando pólos sistemáticos de desenvolvimento, geração de trabalho, equiparação de renda e diminuição das desigualdades sociais.

Todavia, a efetivação destas políticas só ocorrem com um considerável aumento da carga tributária, pois estes programas são por natureza caros e demandas forte investimento econômico.

Ora, isso gerará efeitos positivos extrínsecos são aqueles vistos através da melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, proporcionando às famílias, acesso a produtos e mantimentos básicos, observados em curto espaço de tempo, nas sociedades legadas pelos programas, gerando um aumento no Índice de Desenvolvimento Humano.

Com estes fatores, o planejamento estratégico governamental vinculado quanto à carta tributária, é ampliar a cidadania, incorporar a inclusão social como ferramenta de desenvolvimento e erradicar a miséria. Tudo isso, em conseqüência terá como resultado uma melhoria eloqüente nos dados do IDH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com