TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento O DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E SEUS DETERMINANTES FUNDAMENTAIS JESÚS PALACIOS.

Artigo: Fichamento O DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E SEUS DETERMINANTES FUNDAMENTAIS JESÚS PALACIOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 12

O DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E SEUS DETERMINANTES FUNDAMENTAIS

JESÚS PALACIOS.

Tubarão

2014

‘’ Falamos de psicologia evolutiva contemporânea para nos referirmos aos progressos ocorridos na disciplina a partir de, aproximadamente, 1970. O ponto de ruptura com a psicologia evolutiva da etapa anterior está marcado pelo surgimento e pelo desenvolvimento da psicologia evolutiva do ciclo vital, que supõe uma ruptura conceitual e metodológica com os modelos clássicos de desenvolvimento analisados nas páginas anteriores. Além disso, ao longo da década de 1970, desenvolveram se outras perspectivas tão importantes como a etológica’’.

‘’ E necessário que essa revisão comece abordando a perspectiva do ciclo vital, que questiona três dos postulados básicos da psicologia evolutiva organicista que havia predominado nas décadas anteriores na Europa e que também se fez predominante nos Estados Unidos devido ã “importação” da obra de Piaget. Em primeiro lugar questiona-se que o desenvolvimento psicológico seja algo que afete somente crianças e adolescentes: também durante a idade adulta e a velhice (...). Em segundo lugar critica-se o conceito universalista de teleonomia tão típico do modelo organicista, e de acordo com o qual o desenvolvimento consiste no progresso sequencial em direção a uma meta evolutiva (...). Em terceiro lugar; a perspectiva do ciclo vital dá muita importância a variáveis de natureza histórica e cultural, em contraposição a ênfase nas variáveis maturativas e no universalismo tão importantes nas proposições organicistas’’.

(Página 30)

‘’Assim, durante a infância e a adolescência os recursos se destinam, sobretudo ao crescimento e ao consequente desenvolvimento; durante a idade adulta, também há desenvolvimento e mudança, mas boa parte dos recursos se orienta para a manutenção das conquistas prévias’’

‘’ O foco que as proposições do ciclo vital ajudam a abrir nãoé somente cronologico, mas também temático, na medida em que as novas.

Perspectivas teóricas vão sendo aplicadas a todos os conteúdos evolutivos acessíveis a pesquisa empírica A psicologia evolutiva se torna, então, muito mais diversa tanto quanto as idades como quanto aos conteúdos e também no que se refere a metodologia’’.

‘’ Erikson defendia que cada uma das etapas da vida humana se caracterizava pela tensão entre dois polos: no primeiro ano, entre a confiança básica ou a desconfiança básica nos demais; no segundo e no terceiro ano, entre a autonomia e a vergonha ou a dúvida; entre os três e os seis anos, a tensão e entre a iniciativa e a culpa; na etapa dos 6 aos 12 anos, entre laboriosidade e inferioridade; no resto da segunda década da vida, entre identidade e confusão de identidade; na etapa dos 20 aos 40 anos, a tensão e' entre intimidade e isolamento; na etapa dos 40 aos 65 anos, entre produtividade e inatividade; na ultima parte do ciclo vital, entre integridade e desespero. ’’

(Pagina 31)

‘’ A menção a teoria do apego nos leva a outra proposição que foi desenvolvida na psicologia evolutiva contemporânea: a derivada da aplicação da perspectiva etológica a questões evolutivas. Essa perspectiva tem entre seus antecedentes mais conhecidos a obra de Darwin e os trabalhos sobre conduta animal popularizados por autores como N. Tinbergen e K Lorenz, estudiosos das pautas de comportamento animal na tripla perspectiva de seus antecedentes filogenéticos, de seu valor para a sobrevivência e de sua adaptação ao nicho bioecológico em que se desenvolve sua existência O exemplo paradigmático se encontra no conceito de imprinting desenvolvido por Lorenz (1952): em algumas espécies de aves, os filhotes vêm filogenetlcamente preparados para seguir sua mãe logo ao nascer; uma vez que a seguem, ficam “carimbados" por ela, de forma que buscarão sua proximidade e seu contato’’.

‘’ Amais importante aplicação evolutiva das teorias etológicas foi feita por Bowlby (1969) em relação à teoria do apego, dando lugar a uma plêiade de pesquisas sobre o que se transformaria em um dos conceitos-chave da psicologia evolutiva contemporânea. O que Bowlby e depois todos os estudiosos do apego mostraram ê como, partindo de algumas condutas e de algumas tendências de resposta matas (por exemplo, as condutas de chorar e de sorrir a tendência de desfrutar do contato físico e da proximidade), os bebês desenvolvem formam vínculos emocionais com os adultos que protagonizam a interação com eles’’.

(Pagina 32)

‘’ De acordo com as proposições cognitivo-evolutivas, o que se observa ao longo do desenvolvimento não e uma sucessão de níveis qualitativamente diferentes, mas uma capacidade continuamente crescente para manejar dados e realidades de forma cada vez mais complexa e flexível. É o que acontece, por exemplo, no caso da memória: crianças partem de capacidades de memória inicialmente limitadas e vão, pouco a pouco, desenvolvendo estratégias de memorização que lhes permitem lembrar cada vez de mais coisas de forma mais flexível e complexa; o que muda com o desenvolvimento e a quantidade e o upo de estratégias de memória que podem ser usadas, mas - por assim dizer - é sempre a mesma memória em funcionamento’’.

(Pagina 33)

‘’ A psicologia cognitivo-evolutiva se dedicou a estudar não só a memória, mas também os demais componentes do sistema de processamento humano da informação (atenção, percepção, linguagem, raciocínio, resolução de problemas), dando lugar a uma quantidade enorme de pesquisas empíricas e de dados evolutivos. Como cada um desses domínios apresenta características e pautas evolutivas muito diferentes, e na ausência de níveis estruturais homogêneos e sequenciais, a psicologia cognitivo-evolutiva não é uma teoria no sentido em que se falou anteriormente’’.

(Pagina 33-34)

‘’(...) ao contrário, a psicologia cognitivo-evolutiva deu lugar a uma multiplicidade de teorias, e cada uma delas e relevante para o restrito domínio com que trabalha ‘‘.

‘’ A pesquisa cognitivo-evolutiva serviu, contudo, entre muitas outras coisas, para evidenciar as importantes capacidades do sistema humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com