TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Conselho de Profissionais de Cadeia de Suprimentos

Seminário: Logística Conselho de Profissionais de Cadeia de Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Logística

Segundo o Conselho de Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos (2005):

“Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.”

Em sua essência, a Logística abrange todas as atividades de obtenção, movimentação e estocagem de materiais e produtos, observando os subprocessos de troca de informações internas e externas seja com os fornecedores, colaboradores ou consumidores finais, assim como o transporte e a armazenagem, expedição e recebimento de materiais e produtos. Todos esses fluxos devem ser administrados no tempo predeterminado, sem erros usando somente a quantidade necessária de recursos de forma a evitar o desperdício avaliando se os objetivos foram atingidos.

Atualmente a Logística é vista nas empresas como estratégia, devido à busca pela melhoria continua em seus processos e serviços através da utilização de soluções inovadoras e tecnologias diferenciadas, pelo cumprimento dos prazos e metas. Esses fatores contribuem para que os clientes tenham em seus produtos, motivo de orgulho e reconhecimento, agregando valor à empresa.

Portanto uma empresa pode ganhar vantagens competitivas desde que o resultado da sua eficiência em logística, lhe permita entregar seu produto ou serviço de maneira hábil a um baixo custo.

Existem diversos mecanismos de avaliação e regimentos internos para manter a qualidade dos serviços e produtos como o Manual da Qualidade, além de atender as normas NBR ISO 9001 e PBQP-H, elas são aplicadas nos mais distintos campos das empresas sejam nos processos, materiais, produtos e serviços a fim de auxiliar na melhoria do sistema de gestão da qualidade, nos processos internos, na verificação da satisfação dos colaboradores, clientes e fornecedores.

O macroprocesso logístico engloba toda a organização e pode ser assim entendido:

Logística de abastecimento: meios disponíveis para colocar componentes e produtos a disponíveis a produção.

Logística de planta: envolve o fluxo de materiais na manufatura dos processos até a entrega dos produtos acabados.

Logística de distribuição: é composta pelo marketing destacando os 4 (produto, praça, promoção e preço).

Fonte: internet

A junção dos processos logísticos da empresa é conhecida como Logística Integrada.

Segundo Bowersox a Logística Integrada (2001, p. 43):

é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. No momento do suprimento de produtos e materiais, é iniciado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transferência de propriedade de produtos acabados aos clientes.

Deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com