TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Heineken - Cadeia Suprimentos

Por:   •  17/6/2020  •  Seminário  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA

  [pic 1]

EAD0376 - Economia da Estratégia

Trabalho Final - Heineken International

Pedro da Cruz Coutinho - 10754424

São Paulo

2020

  1. Descrição “Heineken International”:

   A Heineken International é uma fabricante de cervejas originária da Holanda, fundada em 1863. Atualmente, está presente em mais de 70 países, empregando, ao todo, 85.000 colaboradores. Uma importante característica competitiva sua é a suposta qualidade do produto vendido.

    Em relação ao market share global, a empresa ocupava, em 2016, o segundo lugar em volume de vendas de cerveja, com 9% do total. O primeiro lugar ficou com a Anheuser-Busch InBev, com 28% do total. Especificamente no Brasil, a empresa vêm crescendo na última década, acumulando 21% do volume total de vendas, tomando espaço, principalmente, da gigante nativa Ambev. O país representa, hoje, o maior mercado global da organização.

    A empresa investe em publicidade por meio do patrocínio de grandes eventos, como a Liga dos Campeões UEFA, Copa Libertadores da América, Olimpíadas Mundiais, etc. Ela é detentora, além de sua principal marca Heineken, de grandes marcas como Amstel, Bavária, e, recentemente, comprou as operações do conglomerado Schin no Brasil.

  1. Fronteiras Horizontais da Empresa:
  1. Economias de Escala:

    Em relação às economias de escala da empresa Heineken International, vamos tratar, especificamente, do produto “Heineken Lager Beer”, seu principal no mercado atual.

    A primeira fonte de economia de escala que a empresa se utiliza são os “Custos Fixos”. Apesar do alto investimento inicial que sua operação demanda, esta dispõe de grande automatização em suas linhas de montagem. Além disso, a empresa opera em um mercado muito grande, onde a demanda por seus produtos é muito alta. Essa combinação faz com que a empresa consiga diluir seus custos fixos em cada unidade produzida, sem acréscimo no custo variável, o que diminui o custo marginal de produção de cada produto.

    Outra fonte de economia é a “Especialização”. Isso ocorre pois a empresa está presente em um grande número de mercados, sendo muitos deles grandes em volume de vendas. Como a demanda por seus produtos é proporcional ao tamanho do mercado, cria-se a possibilidade de um grande volume de produção. Sendo assim, há o incentivo para a especialização das operações da empresa, uma vez que o investimento necessário para que ela ocorra traz retornos por meio do alto volume de vendas.

   

     “Estoque” também é uma fonte de economia de escala da Heineken. Isso ocorre por conta do tamanho da empresa, que é muito grande. Essa característica possibilita que a organização tenha quantidades proporcionalmente menores de insumos que suas concorrentes com market share menor. Sendo assim, o capital proporcional necessário para operar é menor, aumentando os retornos posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (339.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com