TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística reversa

Seminário: Logística reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

LOGÍSTICA REVERSA

Para entender o conceito de Logística Reversa faz-se necessário uma breve definição do que vem a ser Logística.

A Logística “é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem de matérias-prima, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo” (Associação de Logística Brasileira).

Já a Logística Reversa nada mais é que “o caminho de volta para casa”, ou seja, é o retorno de produtos, embalagens e materiais pós-consumo para seu ponto de origem ou centro produtivo, seu objetivo é dar destino final adequado a eles. Apesar de ser um tema recente, empresas do segmento de bebidas já reutilizavam seus vasilhames, ou seja, o produto chegava ao ponto de consumo e retornava ao seu ponto de origem para que sua embalagem fosse utilizada novamente, e assim, voltasse ao consumidor final. Mas essa prática cessou devido a produção de embalagens descartáveis. Porém, as empresas incentivadas pelas Normas ISSO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, como lata de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outros, que deixaram de ser vistos como lixo e passaram a ser matéria-prima. Assim a Logística Reversa tem papel fundamental no processo de reciclagem, o que a torna também conhecida como Logística Verde.

A Logística Reversa poder ser dividida em dois segmentos: a de pós-consumo e a de pós-venda. O primeiro caracteriza-se por produtos descartados após o consumo, que podem ser, dependendo das condições que estes entram no sistema de logística reversa, revendidos, recondicionados, reciclado e em último caso, descartados.

O segundo caracteriza-se pelo retorno de produtos que apresentaram problemas, isto é, estavam danificados.

No Brasil a Logística Reversa está em seu estado inicial, pois não existe legislação que abranja este assunto, por isso não é visto pelas empresas como algo “necessário”, já que a maioria não possui um setor específico para gerenciar esse tipo de processo logístico. Sendo assim o fluxo reverso é ainda, uma área com baixa prioridade. Mas percebe-se que esta evoluindo, sendo até considerada pelas empresas brasileiras como um instrumento estratégico.

4.1. Suas Vantagens

Há vários motivos que tornam a Logística Reversa importante e viável, dentre eles destaca-se: a sensibilidade ecológica, a competitividade e a redução de custos.

Hoje os consumidores estão cada vez mais procurando por produtos reciclados e recicláveis, preocupados com o meio ambiente, procuram empresas ecologicamente corretas.

Por serem sustentáveis e utilizarem marketing voltado a questões ambientais, as empresas tornam-se mais competitivas. Outro fator favorável é a flexibilidade em relação a devolução dos produtos, atendendo seus clientes de forma eficiente e diferenciada de seus concorrentes.

O reaproveitamento de materiais e a economia com a reutilização de embalagens têm trazido ganhos, ou seja, a redução de custo; isso motiva cada vez mais o desenvolvimento de novas iniciativas.

Suas Desvantagens

Quando a Logística Reversa é realizada não intencionalmente, ou seja, não em prol da empresa, como o retorno de produto aos centros produtivos devido às falhas na produção, pedidos em desacordo com a solicitação do cliente, entre outros, esse processo reverso acarreta custos adicionais, muitas vezes altos. O seu não planejamento e a falta de organização podem gerar: o retrabalho, custos desnecessários, ocupação de esp

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »