TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Longevidade

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

                                  LONGEVIDADE

                                                                            Ana Laura L. Vieira - 9276043

            Trabalho entregue à disciplina : Gerontologia , Sociedade e Ciência .

                Docente responsável : Prof. Dr. Luiz Silveira Menna Barreto.

                                            Novembro de 2015

                                                      A longevidade vista pela sociedade e                                                                                                              pelos próprios longevos.

Todos sabemos que a expectativa de vida no Brasil no ano de 2015 está em volta de 74 anos e com isso, até o ano de 2050 a população idosa deverá ser um quinto da população total.

Segundo Fernanda Rougemont , a busca pela longevidade pode ser associada à meta de evitar a velhice e segundo Myriam Lins de Barros , a construção social negativa da velhice ocorre por causa da consolidação de uma ideologia individualista.

Como pontos negativos, as transformações biológicas são vistas como as mais inconvenientes e a velhice ideal para os próprios idosos seria a que a decadência física não fosse perceptível e se fosse ativo tanto quanto jovem. Já para Anita Neri e Baldessin, a velhice seria um estado de espírito, não dependendo da idade cronológica ou de outros marcadores da velhice.

Na pesquisa feita por Karina P Patrício, foram levantados alguns fatores que seriam os grandes segredos de se alcançar a longevidade segundo os próprios longevos, vendo cada fator e suas interações com os demais. Entre os fatores que os idosos apontaram estão: manter-se ativo físico e mentalmente, ter uma boa noite de sono, não terem vícios, alimentação de qualidade, falta de estresse mantendo uma vida tranquila, fazer atividades que gostam e que dão prazer, fazer uma revisão médica da saúde quando possível e até a genética individual de cada um. Além desses fatores, os idosos também comentaram que pode existir uma relação entre o meio ambiente e a longevidade.

Juntando isso ao artigo``Velhos são os trapos´´ de Carlos Antonio Laranjeiras,onde ele desconstrói a imagem negativa da velhice, concordo com ele quando afirma que para se justificar a procura pela longevidade deve-se permitir que essa vida maior seja igualmente melhor.

Após pesquisar e ler alguns artigos, percebi que a maioria se dirige às pessoas que vão entrar na fase da velhice, com o intuito de como a evitar ou como retardar o máximo possível esse processo.

Essa imagem negativa da velhice pode ser refletida na qualidade de vida dos próprios idosos e a longevidade como um fator de grande risco a ser encarado.

Percebi a necessidade de campanhas que promovam a desconstrução da imagem da velhice como ela vinha sido vista. Não basta apenas aumentar a longevidade, mas também a compreender, tornando-a digna e de qualidade. Os idosos já possuem uma breve noção de quais fatores os ajudam a alcançar a longevidade de forma bem sucedida.

Uma parte cabe a nós como gerontólogos orientar os idosos de que a longevidade não é algo ruim ,mas um processo natural e orientar os familiares em como lidar com possíveis complicações que apareçam, tratando-as com naturalidade e não com repugnância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com