TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho. lucas moreira TCC Longevidade

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAAT

COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

LUCAS VINÍCIUS MOREIRA MACHADO

PEDRO GUILHERME SANTIAGO RANGEL

VINÍCIUS GUSTAVO DE MORAES PEREIRA

VITOR HUGO DE OLIVEIRA SILVA

LONGEVIDADE

ATIBAIA

2020

LUCAS VINÍCIUS MOREIRA MACHADO

PEDRO GUILHERME SANTIAGO RANGEL

VINÍCIUS GUSTAVO DE MORAES PEREIRA

VITOR HUGO DE OLIVEIRA SILVA

LONGEVIDADE

Proposta de Produção do Trabalho de Conclusão de Curso como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UNIFAAT, sob orientação da professora:

Andréa Spacek.

ATIBAIA

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

4.        METODOLOGIA        7

5.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

6.        ANÁLISE DO TEMA NA MÍDIA        9

7.   PROJETO EDITORIAL        11

8.        PAUTAS        12

9.        RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS        15

10.         CRONOGRAMA        16

11.         DIVULGAÇÃO        17

12.         BIBLIOGRAFIA        18

  1. INTRODUÇÃO

A expectativa de vida mundial tem aumentado anualmente graças às melhorias de condições de vida junto aos avanços tecnológicos da medicina moderna. Países desenvolvidos têm maiores condições de vida. Contudo, de acordo com a Washington University, em dados de 2018, estima-se que até 2040 todos os países terão um aumento significativo na longevidade. Uma vida boa não se mede em função da quantidade dos anos vividos, entretanto, alcançar terceira idade de maneira saudável é um privilégio. Por enquanto. A qualidade de vida de uma sociedade refere-se também ao IDH, região geográfica, fatores relacionados a conflitos, a cultura de alimentação, doenças hereditárias, etc.

Deixar esse mundo faz parte de nossa natureza, no entanto, o grande êxito científico do século XXI será prolongar nossos anos, já que não temos conhecimento de algo que nos forneça juventude eterna. Porém, hábitos podem levar a potencializar esses cuidados para com que tenhamos uma boa saúde desde então, como: uma alimentação saudável que respeite as bases de uma dieta rica em alimentos salubres, prática de esportes e exercícios físicos - importância de um estilo de vida ativo, trabalhar e, além de desfrutar do descanso e das relações pessoais relacionadas à natureza social humana, estar com a família, pois - o amor é um alimento anímico.

Não alcançamos o elixir eterno da juventude e nem podemos. Ainda assim, o que tem se conquistado é retardar o envelhecimento. Atualmente, uma pessoa que se aposenta por volta dos 65 anos tem uma “aventura por diante”.

Um dos maiores sentimentos de um idoso é o desacelerar do tempo. Na verdade, os idosos costumam afirmar que a percepção em relação a ele aumenta. Esta visão permite muitas pessoas idosas a desfrutarem das relações pessoais intrínsecas, por exemplo: a convivência com os netos por mais tempo, sair e se divertir, certamente de viver como um jovem na terceira idade. Não há limitações e sim idades diferentes e cuidados específicos. Tais percepções trazemos através da informação a consciência de uma vida longeva.

  1. JUSTIFICATIVA

Ao longo dos anos, a expectativa de vida dos brasileiros, vem aumentando cada vez mais. Porém, atualmente, os mesmos, principalmente os jovens, não tem conhecimento sobre o assunto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a estimativa é de que a cada quatro brasileiros, um será idoso.

A importância de informar os jovens é essencial para o andamento da sociedade, colocando-os em questão. O intuito é desconstruir mitos, como o de que a velhice é um momento de descanso, e pensar que os idosos têm direito a eleger o estilo de vida que mais se aplica à realidade deles.

Por ser um assunto contemporâneo, o audiovisual se encaixa com o tema proposto, e o público alvo. Se tratando de jovens, a modalidade escolhida oferece mais recursos para detalhar o assunto de forma mais clara e objetiva.

  1. OBJETIVOS

 Detalhar ao público alvo referente a longevidade do ser humano, especificamente do brasileiro. O novo dilema que se aproxima é: mas até quanto envelheceremos? Passaremos fácil dos 130 anos? Novas tecnologias trazem a esperança de uma vida longa e melhor, mas, todo mundo tem de fazer sua parte, preocupando-se com os cuidados com o corpo, o engajamento social, a manutenção das habilidades cognitivas, o cultivo da fé, da espiritualidade e da resiliência e a busca por propósitos.

É de extrema importância trazer ao público, dados e informações sobre o tema, que ganhará mais força na mídia com o passar do tempo. Alguns fatores simples podem melhorar a qualidade de vida e levar a uma longevidade saudável, a ciência tem mostrado que a adoção de determinados hábitos ao longo da vida contribui para frear, em partes, o processo de envelhecimento, aumentar os anos vividos e, de quebra, melhorar a saúde para poder aproveitá-los.

  1. METODOLOGIA

O projeto propõe a criação de audiovisual, se espelhando em um programa de sucesso, o Globo Repórter da Rede Globo. Desta forma, pretende-se mostrar como uma pessoa deve se comportar no seu dia a dia para ter uma vida longa e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com