TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Por:   •  3/6/2019  •  Monografia  •  20.835 Palavras (84 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 84

FACULDADE DAMÁSIO EDUCACIONAL I DEVRY BRASIL

CURSO DE DIREITO

DESIREE REIS RODRIGUES

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE

NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

SÃO PAULO

2017

DESIREE REIS RODRIGUES

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE

NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

[pic 1]

SÃO PAULO

2017

DESIREE REIS RODRIGUES

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE

NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

[pic 2]

BANCA EXAMINADORA

Aprovada em:

_________________________________________________________

Prof.ª Doutora Renata Orsi Bulgueroni (Orientadora)

Faculdade Damásio

_________________________________________________________

     Prof.

Faculdade Damásio


               Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

                                  Biblioteca Jorge Eduardo Saraiva

___________________________________________________________

349.3

R696i

       Rodrigues, Desiree Reis

           

Impactos sociais e econômicos da longevidade na previdência complementar/ Desiree Reis Rodrigues. -- São Paulo: Faculdade Damásio | Devry Brasil, 2017.

70f. Ii.

Trabalho de Conclusão de Curso de Direito (Graduação). Faculdade Damásio Educacional | Devry Brasil.

          Orientador: Renata Orsi Bulgueroni

  1. Previdência Social. 2. Reforma previdenciária. 3. Expectativa de vida. I. Bulgueroni, Renata Orsi. II. Título. 

___________________________________________________________


Ao Autor e Consumador da minha fé.

AGRADECIMENTOS

“Até aqui o Senhor me ajudou”. 1ª Samuel 7.12. Não poderia começar meus agradecimentos sem antes expressar o significado deste Deus tão maravilhoso em minha vida. Ele permitiu que eu chegasse até aqui, com Sua graça e misericórdia que me sustentaram a cada dia dessa grande jornada.

Aos meus pais, Rosangela Maria dos Reis e Edson Rodrigues da Conceição, aos meus irmãos e a toda minha família, que me ajudaram a conquistar este sonho me apoiando em todos os detalhes, em especial, à minha mãe, que me inspirou a permanecer inabalável em minha trajetória com sua sabedoria e amor. À minha tia, Fabiana Regina dos Reis, à minha prima, Isabella de Sousa, instrumentos usados por Deus que me motivaram desde o início a enfrentar todos os obstáculos e à minha irmã, Veruska dos Reis Conceição por seu companheirismo diário, longanimidade e amor.

Aos meus líderes na fé, Prs. Robson e Luciana, que intercederam em todo tempo ao meu favor, me ensinando, corrigindo e incentivando a alcançar os sonhos de Deus para mim. Ao meu namorado, Mateus Bispo de Sousa, por seu imenso amor e paciência, que esteve comigo nos momentos bons e ruins, me trazendo alegria e entusiasmo. À minha sogra e segunda mãe, Djaci Gonçalves Bispo, que com seu destemor, carinho e afeto me incentivou a crescer e alcançar meus objetivos.

A todos da Visão Prev, que fizeram dos meus últimos anos da graduação momentos inesquecíveis com eternos aprendizados na área de previdência complementar, em especial, ao departamento jurídico e a Elaine Turatti, que acreditou em mim, encorajando-me a expandir meus horizontes, buscando desenvolvimento pessoal e profissional.  

A minha orientadora, Renata Orsi Bulgueroni, que com seu brilhantismo e eficiência me inspirou a dar o melhor de mim em minha pesquisa, compartilhando do seu riquíssimo conhecimento e pela sua total presteza no desenvolvimento deste.

E por fim, aos meus queridos amigos que puderam contribuir de alguma forma para que este sonho fosse concretizado, especialmente à Aparecida Caroline de Araújo, Andressa Viana Martins, Clara Sousa, Alexandre Estefam, Mário Otake, Mariana Nakatani, Daiane Cirilo e aos Prs. Dalberto Ribeiro e Regina Rocha Ribeiro.

                        “Os velhos já mudaram, o que não mudou foi o olhar sobre eles.”

(GOLDENBERG, 2017)

RESUMO

O propósito deste trabalho é demonstrar através de eventos recentes a necessidade do fortalecimento dos Fundos de Pensão, que ainda é pouco conhecido entre a maioria dos brasileiros e possui grande potencial para se expandir e alcançar um número maior de participantes, que poderão contar com um sistema sólido e eficaz no tema poupança previdenciária. Para o desenvolvimento da monografia, utilizaram-se fontes legislativas e específicas do assunto, indicadores, bem como doutrinas e jurisprudência. De início, é apresentada a estrutura da Seguridade Social, sua origem no Brasil e no Mundo, bem como os desdobramentos do Regime de Previdência Complementar, com maior ênfase no seguimento fechado. São abordados alguns fatores da atualidade que tem provocado à discussão acerca de um novo modelo previdenciário para o País, tais como o crescimento das famílias formadas por casais sem filhos, a queda na taxa de fecundidade abaixo da taxa de reposição, o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a tramitação de uma proposta de reforma da previdência social, entre outros. No estudo, são analisados os impactos que o desafio demográfico tem gerado para o País, principalmente no âmbito previdenciário, adentrando-se na importância de protagonismo dos Fundos de Pensão diante deste cenário, com destaque nas principais vantagens que a previdência complementar fechada oferece. São apontados dados estatísticos que revelam a necessidade de reformas estruturais na previdência fechada, indicando-se instrumentos que poderão no médio a longo prazo trazer a revitalização que o sistema precisa. Por fim, pode-se concluir que os Fundos de Pensão anseiam por respostas capazes de desburocratizar o setor, que precisa adquirir maior visibilidade para as empresas e principalmente para o Governo, que influi diretamente na tomada de decisões para que a previdência complementar fechada se torne atrativa como opção de poupança sustentável entre os brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (139 Kb)   pdf (884.1 Kb)   docx (403.2 Kb)  
Continuar por mais 83 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com