TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: COMO AS AVÓS MATERNAS LIDAM COM ESTA SITUAÇÃO

Monografias: MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: COMO AS AVÓS MATERNAS LIDAM COM ESTA SITUAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  6.682 Palavras (27 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 27

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: COMO AS AVÓS MATERNAS LIDAM COM ESTA SITUAÇÃO

Lidiane Maria Guedes da Silva

Eumael Rodrigues Ferreira Júnior

RESUMO

O presente artigo trata da maternidade na adolescência e do modo como as avós maternas lidam com esta situação. Teve como objetivo geral analisar como as avós maternas lidam com a situação de maternidade da filha adolescente. Tema este que torna-se importante ao explorar as experiências vivenciadas pelas mães adolescentes e suas mães (avós maternas dos bebês), investigando a realidade e as mudanças que ocorreram em suas vidas e na família, principalmente esta última, visto que elas contribuem significativamente nesta experiência. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como o meio para sua realização. Concluiu-se, que diante da situação de maternidade na adolescência ocorrem mudanças significativas não só na vida da adolescente, mas de toda a família, principalmente da sua mãe (avó materna do bebê), visto que as mães das adolescentes são as pessoas mais envolvidas nessa relação, uma vez que esta também cuida do neto, ou ensina a filha a cuidar, é fonte de apoio emocional e também financeiro. Sua presença na família é fundamental para a experiência de maternidade das adolescentes.

Palavras-chave: Adolescência. Maternidade. Avó Materna.

ABSTRACT

The present article care for the maternity in the adolescence and of the way as the maternal grandparents work with this situation. It had as general goal to analyze as the maternal grandparents work with the daughter teenager maternity situation. Theme this that becomes important to explore experienced by the mothers teenagers and her mothers (maternal grandparents of the babies), investigating the reality and the changes that occurred in their lives and in the family, mostly this last, since they contribute significantly in this experience. The used methodology belongs to qualitative approach, having the bibliographical research as the middle for its accomplishment. It concluded, that in front of the maternity situation in the adolescence occur significant changes not only in the teenager's life, but of all the family, mostly of its mother (maternal grandmother of the baby), since teenagers' mothers are the most involved people in this relation, once this also cares for of the grandchild, or it teaches daughter to care for, it is source of emotional and financial also support. Its presence in the family is fundamental for the maternity experience of the teenagers.

Key-words: Adolescence. Maternity. Maternal grandmother.

INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase com características próprias, e se constitui em um momento especial na vida de todo ser humano. A etapa mais marcante nesse período são as transformações ocorridas no indivíduo, envolvendo mudanças físicas e psicológicas. Como uma das transformações que ocorrem na adolescência, a sexualidade surge como uma necessidade básica do ser humano, fazendo parte do desenvolvimento de sua personalidade. Também é nessa fase que começam as primeiras experiências sexuais para os adolescentes.

Mas, observa-se que a atividade sexual tem se iniciado cada vez mais cedo entre os adolescentes. E juntamente com as experiências vêm os riscos ocasionados por esta antecipação, entre estes a gravidez não planejada na adolescência.

Posterior à experiência da gravidez, a adolescente passa a adquirir novo papel, o de mãe. A maternidade transforma a vida em todos os sentidos, e na adolescência não é diferente, assim, estas transformações irão causar grandes impactos e mudanças.

As mudanças decorrentes da maternidade na adolescência não ocorrem somente na vida da adolescente, mas na de todos aqueles que estão ligados a ela, em especial sua família. Percebe-se que, nesse contexto, o envolvimento maior acontece entre a mãe adolescente e sua mãe (avó materna do bebê), que compartilha com a adolescente todos os momentos, desde a gravidez.

Diante da diversidade de situações vivenciadas pelas adolescentes e suas famílias nesse contexto de gravidez e maternidade, torna-se importante explorar as experiências vivenciadas por ambas as partes. É importante aprofundar o entendimento sobre como as avós maternas lidam com a situação de maternidade da filha adolescente, visto que elas contribuem significativamente na experiência e porque é uma forma de investigar a realidade destas e as implicações e mudanças que ocorreram em suas vidas e na família.

Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo analisar como as avós maternas dos bebês lidam com a situação de maternidade da filha adolescente. E tem como objetivos específicos, entender como a mãe adolescente vivencia a maternidade; investigar a relação entre a mãe adolescente e sua mãe (avó materna do bebê) antes, durante e após a gravidez; identificar o papel desempenhado pela avó materna do bebê no contexto da maternidade adolescente; e, compreender como as avós maternas lidam com a maternidade da filha adolescente.

O interesse pelo tema surgiu a partir da experiência de Estágio Supervisionado realizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa durante a graduação de Serviço Social. Experiência esta, que permitiu o contato direto com várias usuárias dos serviços desta instituição, entre elas, muitas adolescentes grávidas ou em exercício da maternidade e suas mães (avós maternas dos bebês). Além disso, durante as oportunidades de acompanhamento do trabalho na instituição, foi possível observar o relacionamento entre mães adolescentes, avós e netos, que vivem numa mesma unidade familiar. Considera-se assim, que a referida atividade teve enorme contribuição no que diz respeito à observação deste fenômeno, possibilitando a elaboração de uma proposta de estudo sobre a gravidez e maternidade na adolescência relacionando com a vivência das avós maternas.

Dessa forma, o presente estudo procurou responder à seguinte indagação: como as avós maternas lidam com a situação de maternidade da filha adolescente?

Espera-se que o referido estudo acrescente algumas contribuições, oferecendo subsídios teóricos para futuros trabalhos voltados para a temática, auxiliando na compreensão da mesma, enriquecendo outros estudos da área.

A metodologia a ser utilizada, terá uma abordagem de caráter qualitativa, uma vez que, é uma forma adequada para compreender a natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com