TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO SEM TERRA

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

MST QUEM SOMOS E O QUE DEFENDEMOS

O movimento sem terra (MST); está organizado em 24 dos 26 estados existentes juntamente com o distrito federal dividido nas cinco regiões do país. São 350mil famílias de trabalhadores rurais herdeiros de uma longa tradição de lutas pela terra como os quilombos e canudos que se organizam em torno de sua luta.

A organização do MST é profundamente solida todos os seus militantes são divididos em setores e assim eles dividem suas ações: frente de massa, formação, propaganda/comunicação, finanças, saúde, educação, produção, gênero e ambiente.

 A maior instancia da organização é o congresso nacional, que acontece a cada cinco anos contando com cerca de 120 membros, a organização prefere não rotular alguém com títulos de principal dirigente evitando assim o personalismo.

O MST adota o principio da direção colegiada, onde todos os dirigentes têm o mesmo nível de responsabilidades. No Brasil o MST têm vertentes, filosóficas, no cristianismo, no marxismo, progressista (ou teologia da liberdade)

Entre as inúmeras causas defendidas pelo MST temos: A reforma agrária, justiça social, causas indígenas, distribuição igualitária da terra, produção de alimentos sem agrotóxicos, melhores condições de vida no campo e na cidades, ETC...A principal é embasada na justiça e igualitária reforma agrária no Brasil, com todas essas outras causas, convergindo sempre para a equidade em distribuição da terra.

O MST defende uma reforma agrária de maneira que seja realizada com ampla participação popular, principalmente pela parte mais interessada, que são os camponeses sem acesso as terras. Assim como uma sociedade mais justa e fraterna, a transformação social, porque são conscientes de que a sua luta é de classes, A construção de uma sociedade sem exploração e a luta pela terra, a terra é um bem de todos, e deve estar a serviço de toda a sociedade.

BANDEIRA E SEU SIGNIFICADO

  • Cor vermelha: representa o sangue de militantes que foram mortos. Isso representa a vontade de lutar;
  • Cor branca: representa a paz, que somente será conquistada quando houver justiça social;
  • Cor verde: representa a esperança de vitória;
  • Mapa do Brasil: representa a luta nacional dos Sem Terra e o desejo de que a reforma agrária aconteça em todo o país. 

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (288.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com