TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento da órbita da Terra

Seminário: Movimento da órbita da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

O Movimento de rotação é um deslocamento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo, no sentido anti-horário ou oeste-leste. O tempo gasto para a conclusão desse movimento é de 1 dia (o tempo preciso é de 23: 56: 4,9). Tal movimento é responsável pela alternância dos dias e das noites, enquanto na parte que recebe luz solar é dia; na outra, que está desprovida de luz, é noite. A rotação é determinante na configuração dos horários praticados no planeta, tendo em vista que acontecem horas distintas em diversos pontos do globo.

b) Como ocorre o movimento de Translação da Terra.

Translação é um dos movimentos que a Terra realiza, ocorre quando o nosso planeta executa um deslocamento em torno do Sol de forma elíptica Ao desenvolver o movimento de translação, o planeta Terra locomove a uma velocidade de cerca de 108 mil km/h. O afastamento existente entre a Terra e Sol oscila ao longo do ano. De acordo com os cálculos elaborados por pesquisadores da área de astronomia, o tempo para concluir o movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, que equivale a um ano. As horas restantes (6) são acumuladas ao longo de quatro anos para totalizar um dia (6 horas. 4 anos = 24 horas ou um dia), o ano no qual ocorre esse fato é conhecido como ano bissexto. O movimento de translação, juntamente com a inclinação de 66º33’ no eixo de rotação da Terra, são responsáveis diretos pelo surgimento das estações do ano: inverno, verão, outono e primavera.

7 – Comente:

a) Qual a importância do movimento de Rotação para a vida na Terra.

O movimento de rotação desempenha um grande papel no favorecimento de proliferação de vida na Terra, pois se não houvesse esse movimento, uma parte da Terra seria sempre noite e muito fria, e a parte iluminada teria temperaturas elevadíssimas, dessa forma, ambas apresentariam condições inviáveis para a vida.

b) Qual a importância da Translação para os seres vivos.

A inclinação do eixo de rotação, associada à forma da Terra, determinam, portanto, variações no aquecimento tanto ao longo do ano para qualquer latitude quanto no mesmo instante se consideradas diferentes latitudes. Se o eixo de rotação fosse perpendicular ao plano da órbita, as estações do ano não ocorreriam porque os hemisférios receberiam a mesma quantidade de luz e calor durante o ano todo. As variações no aquecimento determinadas pela forma da Terra e pela inclinação do eixo de rotação resultam em diferentes temperaturas na superfície terrestre e são responsáveis pelas correntes atmosféricas. Estas, por sua vez, transportam vapor d'água de um lugar para o outro, sendo determinantes para a distribuição das nuvens e da precipitação no planeta. As correntes atmosféricas superficiais (ventos), por sua vez, dão origem às correntes marinhas de superfície.

9 – Alguns cientistas criaram hipóteses para explicar o surgimento e a evolução das espécies de animais e vegetais que existem no nosso planeta. Pesquise e responda:

a) De que forma Lamarck explicaria a existência do longo pescoço das girafas?

Segundo a lei do uso e desuso os indivíduos perdem as características de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com