TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUNDO DO TRABALHO

Tese: MUNDO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Tese  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

Aula-tema 02: O Mundo do Trabalho

De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?

No capitulo 2 – O Mundo do Trabalho, refere se que nem sempre o individuo utiliza o “trabalho” como um meio de aprendizagem, e sim como um sacrifício, levando sempre como ponto negativo, e o vídeo representa um individuo como um “pingüim” que esta feliz e empolgada com o fim do expediente de trabalho, e usando um “urso” cansado e se arrastando como um individuo voltando ao trabalho no começo da semana. Isso mostra que a maioria das pessoas acaba se desmotivando de trabalhar.

O ponto positivo do “trabalho” é que se cria experiência e potencial para atingir objetivos futuros, e as organizações estão sempre procurando pessoas motivadas que queiram aprender, e não levar o “trabalho” apenas como uma obrigação a ser cumprida.

PASSO 5:

Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho.

Com o avanço da tecnologia no mundo, todos terão de acompanhar as mudanças, e esses jovens da “Geração @” serão nada mais que nosso futuro, por que partirá deles a nova informação e todos terão que acompanhá-los, afinal os jovens de hoje é o futuro de amanhã.

PASSO 6:

Elabore um texto único, com no máximo 15 linhas, onde expresse as conclusões a que chegou a partir da elaboração dos passos anteriores.

O mundo vem mudando cada vez mais a partir das novas gerações, e a tecnologia vem tomando conta dos jovens, e trazendo outras culturas e aprendizagem os tornando mais flexíveis a fazer várias atividades ao mesmo tempo, mas isso os tornam mais dispersos e os tornando impacientes, apressados e com dificuldade de se relacionar com autoridades e outras pessoas em seu ambiente de trabalho. Além de terem dificuldade em buscar soluções em meio a conhecimentos vividos, essa geração procura respostas nas tecnologias, e alguns dos problemas do cotidiano somente é solucionado com experiências de vida.

AULA TEMA 2: O MUNDO DO TRABALHO

PASSO 3: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?

RESPOSTA: A relação do vídeo com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, diz respeito ao por que o indivíduo trabalha, podendo estar ligado à motivação, prazer e à satisfação ou ao sentido de obrigação, punição e dever. Sendo que no vídeo assistido, o trabalho nos é apresentado como punição e dever.

PASSO 5: Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho.

RESPOSTA: As inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho, em vários aspectos, como: a necessidade da realização de multitarefas constantemente, a ansiedade por rápida ascensão na carreira profissional, outro ponto que merece destaque é o encontro de gerações, muitos conflitos surgirão nesse encontro, pois trata-se de idéias, opiniões, pensamentos, valores e formas de trabalho que muitas vezes entrarão em contraste, por se tratarem de épocas diferentes em que muitas mudanças ocorreram.

PASSO 6: Elabore um texto único, com no máximo 15 linhas, onde expresse as conclusões a que chegou a partir da elaboração dos passos anteriores.

Conclusão:

A classe trabalhadora do século XXI, em plena era da globalização, na qual estamos inseridos tem passado por inúmeras e profundas mudanças, estamos cientes de que elas sempre existiram na história da humanidade, mas não com o volume, rapidez e impacto com que ocorre hoje. Essas mudanças têm afetado as nossas vidas nos mais variados sentidos, inclusive na forma de trabalho, levando-nos a mudar, muitas vezes, de forma radical os valores até então estabelecidos; mudanças culturais, tecnológicas, sociais, demográficas, dentre outras. Tais mudanças resultam em maiores exigências para a classe trabalhadora, dessa forma as empresas saem em busca de um novo modelo de profissional ou um novo tipo de trabalhador com características empreendedoras, flexível, dinâmico, inovador, crítico, dentre outras características relevantes que poderiam ser citadas.

AULA TEMA 2: O MUNDO DO TRABALHO

Passo 3: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?

Resposta:

Segundo Dejours, ele ressalta que o trabalho também pode adquirir uma conotação negativa, pois diante de certas condições o trabalho pode servir como um instrumento de dominação, capaz de produzir sofrimento foi o que vimos no vídeo a alegria do animal, representando a alegria do trabalhador ao saber que é o último dia da semana no local de trabalho e logo após vimos o sofrimento do animal representando a desmotivação do trabalhador numa segunda feira.. é o que muitas vezes ocorre com várias pessoas.

Mas vale lembrar que muitas organizações atuais buscam, cada vez mais, pessoas que considerem o trabalho como uma atividade que lhes auxilie em seu desenvolvimento pessoal e não apenas como um sacrifício a ser cumprido.

Mudanças estão sempre acontecendo no mercado de trabalho, a maior concorrência, a busca por excelência resultam em profundas alterações e estas alterações trouxeram em seu contexto transformações positivas como acesso as Novas tecnologias bens e serviços úteis a humanidade, como também um lado negativo que se destaca especialmente a eliminação de muitos postos de trabalho.

Vale lembrar que o significado positivo ao trabalho por uma pessoa pode ser considerado um fator relevante e diferencial do seu potencial de “empregabilidade”.

Passo 5: Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho?

Resposta:

O mundo passa por constantes mudanças e nós temos que nos aprimorar junto com ele.

As inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com