TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Na Sociedade Brasileira, No Passado

Artigo: Manifestações Na Sociedade Brasileira, No Passado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

2. Manifestações na sociedade brasileira, no passado

O Brasil é um país que houve muitas revoluções no passado. Por volta da década de 30, no país ouve um movimento, que erroneamente foi identificado como revolução, que na verdade foi um Golpe destado,que levou ao fim a Primeira Republica Brasileira, também conhecida como Republica Velha ou Republica do café com Leite. Esse movimento apresentá-se na história social do Brasil e do mundo todo. Quando ocorreu a quebra da bolsa de Nova Iork em 1929, dá-se inicio a uma grande crise econômica na escala mundial. Essa crise afetou todo o mundo, e o Brasil nesse momento chega a um final terrível que condenou a cultura cafeeira. Com o correr dos anos o país enfrenta a revolução de 1964, que instaurou-se o Regime Militar, que foi um golpe contra o governo legalmente constituido de João Gulart, a falta de reação do governo e dos grupos que lhe apoiavam foi notável. Não conseguindo manipular os militares legalistas. Tambem fracassou uma greve geral organizada pelo Comando Geral dos Trabalhadores o CGT, com o apoio do governo. Mas desde o inicio da Revolução ficou bem claro a caracteristíca que permaneceria durante todo o regime militar, o empenho em preservar a força por parte dos militares no poder. Já em 1968, o Movimento Estudantil no Brasil resultando a reação direta entre as concepções politicas da geração de jovens que eram protagonistas de tais lutas. A geração que lutava por seus ideais e que era oprima pela ditadura, que radicalizava a massa jovem que acreditava em um futuro livre da opressão. No ano de 1992, o Brasil sai ás ruas para reinvindicar os seus direitos de cidadãos e lutam por um governo melhor e sem corrupção, novamente os jovens saem as ruas, pintam suas faces e buscam por Impeachment, retirando do poder um líder que causou vários transtornos aos cidadãos brasileiros. Com apenas quinze dias de mandato lançou um pacote econômico que levou seu nome e que bloqueou o dinheiro depositado nos bancos (caderneta de poupança e contas correntes) de pessoas físicas e juridicas (confisco), entre suas primeiras medidas econômica houve uma reforma administrativa que afetou órgãos e empresas estatais e que promoveu as primeiras privatizações no país. Os caras pintadas foi o nome no qual ficou conhecido o movimento estudantil realizado no decorrer do ano de 1992,que teve como principal objetivo o Impeachment do presidente do Brasil. O movimento tomou por base as denuncias de corrupção que pesaram contra o presidente, e suas medidas econômicas que desagradou a nação, e milhares de jovens em todo o país.

Em 1992, o jovem paraibano Lindbergh Farias era presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e liderava os caras-pintadas em manifestações, por todo País, pela derrubada do ex-presidente Fernando Collor. Participante ativo dos movimentos pacíficos de 20 anos atrás, ele é crítico severo do que considera “violência policial exacerbada” nos protestos contra o aumento das tarifas de ônibus, em São Paulo.

Hoje senador pelo PT fluminense, Lindbergh avalia que há grandes diferenças entre os dois movimentos. Segundo ele, os caras-pintadas tinham um objetivo definido: pediam o impeachment de Collor e queriam colocar no lugar dele um líder com causa popular. Já os atuais protestos, que começaram por causa do aumento do transporte público, estão tomando proporções maiores e englobando outras causas. Essa é uma característica da juventude como um todo. Eles têm motivos aqui no Brasil que foram canalizados. Os jovens de 17, 18 e 19 anos estão indo novamente às ruas. Voltando aos tempos de cara-pintada, o senador deixou um conselho aos manifestantes e ao governo.

O senador afirma ser um intusiasta desse movimento, e deseja que todos os jovens ocupem as ruas do país, e aconselha as autoridades, que respeitem esses jovens.

Mesmo com todo o esforço de luta da população, e renuncia do ex-presidente, com base nas investigações do senado, Collor esteve suspenso por oito anos o direito de se candidatar. Atualmente o ex-presidente é senador pelo Estado de Alagoas.

3. Manifestações na sociedade brasileira no presente

Neste ano de 2013, o Brasil passa por uma manifestação revolucionária que ficou conhecida como a revolução dos vinte centavos (0,20). A população ficou revoltada com o aumento desse valor na passagem do transporte coletivo. Não se tem bons transporte para população, é precario, os ônibus são lotados e o trafêgo congestionado que tornam as viagens diárias caras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com