TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Populares De São Paulo

Tese: Manifestações Populares De São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Manifestações populares de São Paulo

A cultura paulista é uma das mais ricas dentre os estados brasileiros. Isso se deve às várias ondas migratórias e imigratórias que se dirigiram ao estado, levando costumes distintos para um mesmo lugar e criando uma cultura singular, seja nas danças, festas, músicas e expressões linguísticas.

Música

A música paulistana apresenta um amplo cardápio de segmentos, ritmos e formações instrumentais. Um dos estilos musicais que tem mais característica paulista é a moda de viola. Seguida pela musica Erudita de São Paulo, diversas obras, sacras e profanas marcaram a produção musical paulista. Alguns cantores eruditos, como Carlos Gomes, se aventuraram pela música popular produzindo modinhas, valsas, polcas, quadrilhas, mazurcas, em uma notável fusão entre o popular e o clássico. Nas festas, a música cumpre um papel fundamental, preservando e dinamizando os costumes paulistas. Mais do que simples apresentações artísticas, as musicas constituem com elementos que marcam a memoria de pessoas e comunidades. Reafirmam valores e laços socialmente importantes.

Fandango de Tamancos

Esta é a versão masculina do fandango, sem os bailados, entremeando os fortes sapateados e palmeados com os queromanas, as modas que relatam aspectos da vida rural, com possibilidades para improvisos. Acompanhamento (sanfona de oito baixos) e/ou violas.

Cidades: Capão Bonito, Ribeirão Grande.

Fandango de Chilenas

Dançando com botas de meio cano, as botas dos tropeiros

paulistas, nas quais são atadas as chinelas, espécie de grandes

Danças

Dança de São Gonçalo

É dança de cunho especialmente religioso, quase sempre em pagamento de promessa, expressando de forma especial a devoção a São Gonçalo. Há em São Paulo duas formas distintas de dança devocional: o São Gonçalo do litoral e o do interior. O do litoral acontece sempre ao som de violas, rabecas, cordas em geral e caixa, todo valsado e solene, sempre executada por pares. É mais compacto, não durando mais de 15 minutos, acontecendo sempre em cumprimento de promessa, no início dos bailes de sítio e fandangos.

O São Gonçalo do interior, também dançado em cumprimento de promessa ao som de duas violas, é marcado pela alternância de vênias ao altar, palmeados e sapateados, dançadores organizados em duas filas, durando a função toda uma noite. São muitas as companhias São Gonçaleiras, organizadas, que não raro, chegam a se revezar nas funções.

Ocorrência: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito, Capela do Alto, Jarinu, Itapeva, Joanópolis, Lagoinha, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Piracaia, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, Ribeirão, Grande, São Luís do Paraitinga, São José dos Campos, Santa Izabel, Tatuí.

Ocorrência: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito, Capela do Alto, Jarinu, Itapeva, Joanópolis, Lagoinha, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Piracaia, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, Ribeirão, Grande, São Luís do Paraitinga, São José dos Campos, Santa Izabel, Tatuí.

Catira - A dança, é muito chamativa devido aos seus vigor e sincronicidade, compõe-se de palmadas e sapateios ritmados que os manifestantes executam, em duas fileiras - uma em frente à outra, formando pares. Ocorre em diversas localidades paulista, em festas familiares ou tradicionais.

Cururu - O cururu é uma espécie de cantoria de desafio com acompanhamento de viola e/ou violão, além da cantoria, executava-se uma dança de roda, em sentido anti-horário.

Fandango- Os homens sapateiam sem cessar, provocando assim o constante e ritmado soar das esporas, que acabam atuando como um instrumento a mais. Eles se movem em linhas sinuosas, como as serpentes, enquanto as mulheres também avançam sutilmente, movimentando-se com meneios lânguidos, sem recorrer ao sapateado, apenas marcando sua evolução espacial com castanholas.

Maculelê - Mistura de dança, luta e jogo de bastões, fruto da mistura da cultura africana e indígena. Acredita-se que tenha evoluído do cucumbi, antigo folguedo de negros.

Ciranda - Os dançarinos se dispõem em círculos duplos, aos pares e de mãos dadas, que vão girando e invertendo a ordem e os pares conforme a evolução e a música.

Vale lembrar que grande parte dessas manifestações não são exclusivas do Estado de São Paulo, pois ocorrem em outras regiões do país e existem outras danças não citadas, que são praticadas em São Paulo.

Festas

Cosme e Damião – Popularmente conhecida como festa das crianças, é marcada pela distribuição de doces, bolos, bebidas e brinquedos. Comemorada tanto por pessoas de formação católica quanto por participantes de umbanda e candomblé, é realizada nas ruas, terreiros ou casas. Está disseminada em toda região paulista.

São Gonçalo - Festa realizada em louvor a São Gonçalo tem cantorias e danças, ao som de violas, normalmente com sapateado e palmeado, com coreografia em duas fileiras. A dança de são Gonçalo é feita para pagamento de promessa, chegando a se estender por quatro horas ou mais.

Festa de Bom Jesus - Surgiu em homenagem ao aparecimento de uma imagem do Senhor Bom Jesus na região, reunindo devotos e romeiros de São Paulo. Além da devoção religiosa, o encontro de tantas pessoas também propiciou reuniões festivas regadas a competições de grupos de samba tradicional paulista

Festa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com