TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marilda Iamammoto

Artigo: Marilda Iamammoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

► Um dos fatores explicativos da importância, para o meio profissional, dos grandes encontros e reuniões é a necessidade constante da profissão produzir uma autojustificativa, em relação à definição de suas funções, a seus mantenedores institucionais e, secundariamente, à clientela. Assim, os Congressos e Seminários aparecem como desenvolvimento das estratégias de confirmação e autojustificação.

Os Congressos de Serviço Social na década de 40:

► Em 1947 realiza-se o I Congresso Brasileiro de Serviço Social, promovido pelo CEAS. Este Congresso assume um caráter de preparação para o II Congresso Pan-Americano de Serviço Social.

O I Congresso Pan-Americano de Serviço Social foi realizado no Chile em 1945. Esse Congresso é considerado como o marco da influência norte-americana no Serviço Social Latino-Americano, uma vez que se posiciona por um apoio às entidades e programas pan-americanos relacionados à assistência, um apoio que deveria se desdobrar através da OEA. O Congresso dividiu-se em três seções: Ensino de Serviço social; Temas Oficiais; Temas Livres.

► Em 1949 realiza-se o II Congresso Pan-Americano de Serviço social, no Rio de Janeiro e tem como tema “O Serviço Social e a Família”. Este Congresso pouco se diferencia das discussões anteriores, a maior diferença está na ênfase na psicologia e na técnica.

► Esses três Congressos refletem posição de diversos organismos que a nível internacional constituem as principais agências de divulgação e de incentivo à utilização dos métodos relacionados ao Desenvolvimento de Comunidade. Participam deles um grande número de pessoas que não são Assistentes Sociais e entidades que empregam Assistentes Sociais.

► A presença desses intelectuais e representantes de entidades católicas e inúmeras agências do Estado tem o sentido de validar as práticas sociais desenvolvidas pelos Assistentes Sociais junto ao proletariado; prestigiar e fortalecer iniciativas de influência da Igreja, dentro do Aparelho de Estado, na defesa dos interesses materiais e simbólicos da Hierarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com