TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx, Durkheim E Weber

Artigo: Marx, Durkheim E Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Aluno: Francisco Vauires Prof.: David Simões

Departamento de Geociências I Semestre

Podemos afirmar que Marx teria sido, ao mesmo tempo, sociólogo e profeta.

R: Marx é considerando, pelos marxistas, como um sociólogo e profeta da revolução, por ser filósofo, economista, historiador e, sobretudo, revolucionário, usando todas suas energias para transformar a humanidade. Várias de suas idéias correram proveitosamente para o aprimoramento das ciências sociais ditas burguesas, atuando de modo positivo sobre a Economia Social, a Sociologia, a História. Analisou os teóricos socialistas, que basearam na construção de mundo igualitário, sem romper com o capitalismo e contra atacou, que seria utópico, pois a burguesia não iria dividir a riqueza, Marx previu que o sistema capitalista é falho, que concentra riqueza, abre um abismo, amplia a desigualdade social, e a burguesia através da ''mais valia'' explora o proletariado.

Comparando e diferenciando as propostas de compreensão elaboradas por Durkheim, Weber e Marx.

 Durkheim holista e positivista considera o individuo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, apenas podendo ser entendido em sua integridade. Ele defende o fato social, que é todas as maneiras de fazer, sentir, se comportar dadas coletivamente suscetíveis de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior que são gerais no âmbito de uma sociedade e possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. Seu conceito defende a solidariedade social que é tudo que mantém os laços entre os indivíduos. O que mantém o tipo físico da sociedade tradicional funcionando é a solidariedade social, a mecânica, semelhança, os indivíduos tendem a ter os mesmos padrões de valores, de crenças, comportamentos, etc. A consciência coletiva na sociedade tradicional é predominante, forte e determina os indivíduos. Na sociedade moderna predomina a solidariedade social orgânica, a diferença, os indivíduos se diferenciam em crenças, comportamentos, valores e funções. Durkheim acredita no primado da sociedade, a sociedade vem em primeiro e é prioritária em relação ao indivíduo, a sociedade é quem explica os fenômenos sociais. Durkheim foi discípulo de Auguste do Conte, ajudou a fundar a sociologia e torná-la uma ciência.

 Weber é um critico as concepções de Durkheim, suas obras mais importantes são: A Ética Protestante, Espírito do Capitalismo, Economia e Sociedade, Metodologia das Ciências Sociais, Ciência e Política duas Vocações. Weber acredita que não é possível uma imparcialidade, ou seja, não vai ser possível um conhecimento imparcial. Começa a analisar a sociedade a partir do individuo, ou seja, considera como ponto de partida a ação individual; ele nega a existência de uma sociedade antes do individuo. Seus principais conceitos são: Ação social, Tipo Ideal e dominação. Ação social é qualquer conduta individual que é orientada por outra conduta individual, para que haja ação social é necessário que haja dois ou mais indivíduos, é obrigado que tenha sentido significativo, o sentido é dado pela motivação social. A ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com