TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkheim, Weber e Marx

Resenha: Durkheim, Weber e Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

Durkheim, Weber e Marx

Para Durkheim, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Este teórico, acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo, pois a educação é um processo socializador do indivíduo, por isso é tão importante.“A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". Quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade. Ou seja, quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Segundo ele, a educação é responsável pela construção do ser social, o índivíduo assimila uma série de normas e princípios, que podem ser morais, religiosos, éticos ou comportamentais moldando a conduta deste indivíduo em seu grupo. O Homem além de ser um formador da sociedade nada mais é que um produto dela mesmo.

Sobre o processo educativo, Weber, nos diz, que a educação é uma estrutura burocrática, sendo um elemento fundamental de estruturação da sociedade. A educação é uma espécie de elevador social, pois quem passa pela educação vai se diferenciar, ou seja, quem melhor for preparado, será mais bem distribuído dentro das posições burocráticas a sociedade, ele chama isso de Meritrocracia. A formação do capital social é, para ele, fator diferenciador da sociedade.

Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes, ao aceitar as ideias sobrevindas pela escola à classe proletária, cria uma espécie de falsa consciência, impedindo-os de perceber os interesses de sua classe. Através do processo de educação, criam-se cidadãos capazes de transformar a sociedade. Marx imaginava uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos, pois nesse contexto, a Educação era um divisor de classes, quem as tinha se sobressaia quem não se alienavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com