TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Sobre Desastre

Exam: Material Sobre Desastre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Exam  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01:

Defina desastre, explicando os elementos de evento adverso, dano e prejuízo. Como complemento, cite a diferença entre a definição adotada pelo Brasil e o conceito de desastre na Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas - EIRD/ONU?

Desastre: é toda situação que causa alterações intensas nos componentes sociais”, físicos, ecológicos, econômicos e culturais de uma sociedade, pondo em iminente perigo a vida humana , sobrepassando a capacidade de resposta local para atender eficazmente suas conseqüências; podem ser de origem natural ou provocados pela ação do homem”( SNPMAD Nicarágua (Sistema Nacional para la Prevención, la Mitigación y la Gestión de Desastres)

Evento adverso: é Ocorrência desfavorável, prejudicial e imprópria. Acontecimento que traz prejuízo, infortúnio. Fenômeno causador de um desastre. ( Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de janeiro).

Dano: é a medida que define a intensidade ou severidade da lesão resultante de um acidente ou evento adverso. Perda humana, material ou ambiental, física ou funcional, que pode resultar, caso seja perdido o controle sobre o risco. ( Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de janeiro).

Os prejuízos estão divididos em dois grupos:

Prejuízos Econômicos

Os prejuízos econômicos, após medidos, devem ser comparados com a capacidade econômica do município afetado pelo desastre, medida em termos de Produto Interno Bruto - PIB, volume do orçamento municipal e capacidade de arrecadação. Os prejuízos econômicos devem ser discriminados em função dos seguintes setores da economia: agricultura, pecuária, indústria, e, serviços. (Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de janeiro).

Prejuízos Sociais

Os prejuízos sociais mais importantes relacionam-se com a interrupção do funcionamento ou com o colapso de serviços essenciais, como: Assistência médica, saúde pública e atendimento de emergência médico-cirúrgicas; - Abastecimento de água potável; Esgoto de águas pluviais e sistema de esgotos sanitários; Sistema de limpeza urbana e de recolhimento e destinação do lixo; Sistema de desinfestação e desinfecção do habitat e de controle de pragas e vetores; - Geração e distribuição de energia elétrica; Telecomunicações; Transportes locais e de longo curso; Distribuição de combustíveis, especialmente. . (Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de janeiro).

Desastre de acordo com a EIRD (Estratégia Internacional para Redução de Desastres):

Uma séria interrupção no funcionamento de uma comunidade ou sociedade que ocasiona uma grande quantidade de mortes e igual perda e impactos materiais, econômicos e ambientais que excedem a capacidade de uma comunidade ou a sociedade afetada para fazer frente à situação mediante o uso de seus próprios recursos. (EIRD, 2004, p. 13-14).

Desastre de acordo com o Decreto nº 7.257 de 04 de agosto de 2010

É o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais.

A diferença básica entre os dois conceitos:

EIRD: Foco no termo vulnerabilidade, facilitando ainda mais a compreensão deste termo a meu ver.

Decreto nº 7.257: Foco no termo evento adverso.

Questão 02:

O ciclo de gestão Integrada de Proteção e Defesa Civil é dividido nas fases da Prevenção/Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação, cada uma com suas ações respectivas. Escolha uma das fases e explique detalhadamente seu objetivo e medidas.

(Obs.: Cada estudante deve procurar escolher uma fase que ainda não abordada pelos colegas, para que consigamos completar todas elas).

Preparação

Fase em que são realizadas as ações de planejamento, prevendo a metodologia de intervenção, capacitação das equipes e disponibilização da infraestrutura necessária para emprego se houver desastre, visando a minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com