TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Materialista histórico-dialética e a educação

Por:   •  31/5/2018  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  167 Visualizações

Matriz materialista histórico-dialética e a educação- Karl Marx

Aluna: Aline Almeida Matiello

Marx considerava a educação, como o ponto crucial para a emancipação da classe operária, da sua libertação da exploração e do jugo capital. Para ele a educação deveria abranger três áreas: educação mental, educação tecnológica e educação física.

A educação da mente seria um aprendizado para o trabalho intelectual, a educação física a educação do corpo, com atividades físicas, como era feito no treinamento militar e a educação tecnológica era ensinar as crianças e jovens a utilizar os instrumentos que tinha nas fabricas.

Segundo Marx o estudo integral, não era de total proveito, dizia que as crianças que estudavam meio período e trabalhava o outro nas fabricas aprendia mais, pois um distraia o cansaço do outro, mas para evitar a superexploração das crianças e jovens, Marx propõe, que o Partido comunista luta-se  por leis que estabelecessem uma tratamento diferenciado de acordo com a faixa etária, prevendo jornadas reduzida de trabalho para criança e jovens, de 9 a 12 anos trabalhariam 2 horas por dia, de 13 a 15 anos, 4 horas e 16 a 17 anos, 6 horas.

Max acreditada em uma nação mais justa, sem exploração e o caminho julgado por ele a conseguir esse feito, era a educação, mas uma educação que instrui-se,  que fizesse pensar, que leva-se a agir, e essa junção do pensar e agir, colocada em pratica, conseguiriam mudar aquele cenário de super exploração consentida e melhoraria a diferenças social, que existia na época.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com