TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz do sistema da sociedade moderna

Exam: Matriz do sistema da sociedade moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Exam  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

1

A sociedade industrial, que sucedeu a sociedade rural é agora, num processo de transformação histórica, superada pela sociedade:

Peso: 1.0

Capitalista

Pós-industrial

Socialista

De elevada sustentabilidade

Todas estão incorretas

2

Devemos considerar o fato de que no âmbito da sociedade capitalista que tem na oferta e na procura o seu pilar, no âmbito da sociedade da informação que se instaura, há a intensificação deste binômio, no sentido de seu predomínio, para a fluidez das relações de produção da sociedade capitalista, agora alicerçado na:

Peso: 1.0

relação de produção de caráter técnico-industrial e no processo de urbanização da sociedade.

força política dos partidos, uma vez que instaura-se a democracia participativa.

informação de caráter midiático e tecnológico considerando-se o surgimento da Internet, marcando-se também o surgimento do mundo virtual.

interação entre as classes sociais que priorizam a igualdade social.

nenhuma das alternativas está correta.

3

Devemos também considerar no âmbito da sociedade pós-industrial a questão do consumo, melhor dizendo, da intensificação do consumo, pois a mercadoria torna-se agora o essencial centro das práticas cotidianas. Invade o cotidiano através das estratégias de mídia levando a intensificação do consumo de bens materiais e simbólicos, como elemento constituinte da vida do homem contemporâneo, tornando indivíduos e grupos aderentes às regras do consumo. Neste sentido há também a intensificação da lógica atinente ao capitalismo de que todo o produto é vendável e visa ser efetivamente consumido. Ora, esta lógica atinente ao modo capitalista de produção, no contexto da contemporaneidade envolve:

Peso: 1.0

a homogeneização cultural a partir do consumo de massa

o intercâmbio entre as nações a partir da homogeneização da produção.

a satisfação de desejos que devem ser devidamente satisfeitos.

a intensificação da busca de equilíbrio entre os sistemas produtivos.

a ênfase no processo produtivo que origina a busca da igualdade política, social e cultural, tendo ênfase no desenvolvimento da produção industrial.

4

A informação e a comunicação consistem em nossa compreensão, nos fundamentais pilares da sociedade contemporânea, na medida em que estabelecem alterações profundas no que concerne às sociabilidades em seus diversos campos e matizes. Há novas formas de sociabilidades que se instauram a partir do predomínio da informação e da comunicação. Mas convém destacar que esta nova forma de ser coletiva surge a partir de profundas alterações nas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, pois as estruturas transformadas, transformam realidades individuais e coletivas e estabelecem específicos repertórios de ações individuais e coletivas, que marcam e demarcam o que podemos denominar de “espírito de época”, que envolve a construção de:

Peso: 1.0

novos paradigmas sociais

novas alternativas ao mercado produtivo estabelecendo-se a busca da homogeneização deste;

alianças sociais em busca da igualdade no campo da produção, do consumo e da política.

repertórios de ações que objetivam a volta ao tradicional no que tange à classe trabalhadora.

nenhuma das alternativas está correta.

5

A Globalização envolve o aberto enquanto modo de vida, pois tudo se encontra publicado na rede, onde encontramos um ambiente não definido. Segundo Bauman (2001), o que passa a ocorrer é uma redefinição da esfera pública, enquanto o palco de um grande teatro em que dramas privados se encontram encenados, publicamente expostos e também publicamente assistidos. Para Bauman (2001), há uma ressignificação da definição de “interesse público”, que é promovida pela mídia e amplamente aceita pela sociedade em todos os seus setores, sendo o dever de encenar tais dramas particulares em público e o direito do público de efetivamente assistir à encenação. Ora, sendo assim, o que percebemos como questões públicas, são:

Peso: 1.0

interpretadas no âmbito do conhecimento estabelecido pelas redes políticas, demarcando claramente o público e o privado.

ressignificadas na atualidade enquanto problemas privados de figuras públicas.

alterações tradicionais presentes no campo social.

reinterpretações dos espaços políticos tendo por ênfase a concepção patrimonialista do Estado, tanto no Brasil, como internacionalmente, enquanto característica do mundo ocidental.

nenhuma das alternativas está correta.

6

O século XXI é marcado pelo elevado consumo, onde o homem é essencialmente o que pode comprar. Configura-se assim um novo processo potencializado pelas redes sociais digitais. Não é demais destacar que se constrói novas formas de sociabilidade que se marcam e se pautam por dissoluções e descontinuidades. Segundo Gadea,(2007), na contemporaneidade constitui-se uma sociabilidade emergente que se pauta pela negação da produtividade e do utilitarismo. Este aspecto acarreta um mundo social que apresenta incapacidades diversas na esfera da convivência, ausência de afetividade e perda de atitudes mínimas de solidariedade, que tende a se marcar pela:

Peso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com