TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrizes Energeticas

Trabalho Escolar: Matrizes Energeticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

MATRIZES ENERGÉTICAS: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS

Matriz Energética é o conjunto de todos os tipos de energia que um país produz e consome. A energia renovável é aquela que vem de recursos naturais, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos naturalmente reabastecidos. Fontes de energia não-renováveis são aquelas que são limitadas, e encontradas na natureza. Estas reservas, como as de petróleo, não podem ser repostas. Os principais tipos de energia não-renováveis são as de tipo fóssil e as de tipo nuclear. Os combustíveis do tipo fóssil são o petróleo, o carvão e o gás natural, enquanto que os combustíveis nucleares são realizados a partir do urânio e outros elementos radioativos.

Segundo a Empresa de pesquisa de energia (EPE), a repartição da oferta de energia está em 57,6% para energia não renovável e 42,4% para renováveis. Quando falamos em energia renovável logo nos vem em mente uma energia limpa, sustentável, mas ao longo da exposição perceberemos que estas também causam impactos sociais e ambientais. O aumento da demanda energética, bem como da população global, gera um grave problema: insuficiência das fontes de energia para manter as facilidades da vida humana e o desenvolvimento econômico.

Como há uma variedade enorme de energias e consequentemente os impactos gerados, selecionamos alguns modelos para uma melhor discussão, as matrizes energéticas escolhidas são: usinas hidrelétricas, energia eólica, biomassa, energia solar e petróleo.

Usinas Hidrelétricas

No Brasil a matriz elétrica é de grande parte produzida nas usinas hidrelétricas (UHE), com uma porcentagem de 81,7% para este setor, o restante está dividido entre: energia nuclear, biomassa, energia eólica, gás natural e outros em menores quantidades.

Por nosso país ser provido de muitos rios esta matriz ganhou força. A água que antes movimenta moinhos moendo o trigo ou milho agora move enormes turbinas gerando milhões de MWatts de energia.

Muitos impactos ambientais estão associados a este modelo de matriz energética, alguns são citados a seguir:

Alagamento de grandes e importantes áreas florestais;

Possível extinção da flora e fauna;

Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção;

Diminuição da diversidade biológica;

Destruição de patrimônios paisagísticos;

Alteração na diversidade ou riqueza da comunidade de aves silvícolas do local da construção, pois a formação do reservatório atrai aves típicas de ambientes de lago;

O tráfego de veículos pesados, detonações e maquinas ruidosa afastam animais mais sensíveis;

Mamíferos de grande porte são os mais prejudicados, uma vez que necessitam de áreas maiores para se reacomodar;

As inundações representam diminuição de abrigo, alimento e habitat para os animais, surgindo assim à competição por território e recursos;

Aumento do risco de ataque por cobras venenosas na população local e atropelamento da fauna;

Diminuição do número de espécies de peixes que vivem em rios de correntezas e migram rio a cima para a reprodução;

Contribuem com o “efeito estufa”, agravando-o com o lançamento de CO2 e CH4;

A construção de UHE também gera impactos sociais a região atingida. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades. Existem também os impactos indiretos como perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundação de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais.

Energia eólica

Ao pesquisarmos sobre usina eólica, concluímos que ela é considerada uma fonte de energia limpa no planeta, obtida através do deslocamento do ar, e pode ser uma das chaves para a solução da crise de abastecimento energético vivido pelo planeta. Por ser uma fonte limpa, é uma inteligente forma da população se proteger contra os malefícios da queima de combustíveis, contribuindo para o desenvolvimento saudável da vida no planeta. Além disso, ao mesmo tempo por ser usado para outra atividade econômica, como exemplo a criação de gado.

Apesar dos pontos positivos, é preciso tomar cuidado antes de apostar na energia eólica, pois se não forem feitos estudos de mapeamento, medição e previsão dos ventos, ela não se torna uma fonte confiável. Além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual, onde alteram as paisagem, mudam a rota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com